Esportes

CRB consegue devolver placar, mas perde Copa do Nordeste nos pênaltis para o Fortaleza

João Neto fez os dois gols que o Galo precisava para chegar às penalidades, mas o artilheiro Anselmo Ramon desperdiçou sua cobrança e o título ficou para o Leão do Pici

Por Tribuna Hoje com Gazeta Esportiva 09/06/2024 19h02 - Atualizado em 10/06/2024 09h41
CRB consegue devolver placar, mas perde Copa do Nordeste nos pênaltis para o Fortaleza
Torcedor regatiano fez grande festa, lotou o Rei Pelé e empurrou o time, mas nas penalidades deu Fortaleza - Foto: Francisco Cedrim / Ascom CRB

Neste domingo (9), o CRB conseguiu devolver o placar que o Fortaleza conseguiu na ida, 2x0, mas acabou perdendo por 5x4 nos pênaltis. No mesmo local da decisão de 30 anos atrás, o Estádio Rei Pelé, o roteiro acabou se repetindo, quando o Sport venceu o Galo também nas penalidades. Com o resultado, o Leão do Pici tornou-se tricampeão da Copa do Nordeste. Antes deste ano, o time cearense havia vencido a competição em 2019 e 2022.

Desta vez, o reserva João Neto foi o homem decisivo da partida. Marcando os dois gols que o time alagoano necessitava para, pelo menos, chegar aos pênaltis. O Fortaleza sentiu os gols e pouco conseguiu agredir após tomar o segundo.

O CRB tentou e teve grande chance com Hereda nos acréscimos, quando o goleiro João Ricardo fez defesa difícil com o pé em finalização rasteira.

No final do jogo, o Fortaleza ainda perdeu o meia Matheus Rossetto, que havia acabado de entrar. Ele foi expulso após levar dois amarelos em curto espaço de tempo.

Nas penalidades, marcaram para o Fortaleza: Lucero, Pedro Rocha, Zé Welison, Hércules e Yago Pikachu, que fez o pênalti decisivo. Para o CRB, fizeram: Gegê, João Neto,, Hereda e Matheus Ribeiro. Anselmo Ramon, que foi o primeiro a bater, chutou por cima do travessão.

Veja os melhores momentos:



O jogo

O primeiro tempo bastante equilibrado no estádio Rei Pelé. Tanto o CRB quanto o Fortaleza criaram oportunidades de gol, mas faltou um pouco mais de capricho para abrirem o placar em Maceió.

A partida começou com ambas as equipes perdendo um jogador por problemas físicos. Pelo lado do Fortaleza, Moisés teve de ser substituído por Machuca. Já pelo lado do CRB Saimon acabou dando lugar a Gustavo Henrique.

A primeira boa oportunidade do jogo foi do CRB. Aos 21 minutos, Anselmo Ramon recebeu cruzamento rasteiro, dentro da área, e bateu de primeira, mas não pegou em cheio na bola, desperdiçando boa chance de abrir o placar. O Fortaleza respondeu cinco minutos depois com Yago Pikachu, que bateu falta com perigo, obrigando Matheus Albino a fazer boa defesa.

Mais tarde o Leão voltou a assustar o CRB em jogada de Lucero, que cruzou rasteiro após driblar Gustavo Henrique, mas viu Fábio Alemão aparecer no meio do caminho para interceptar. Aliás, o zagueiro também teve seu momento de atacante, finalizando após jogada de Léo Pereira pela esquerda, mas o goleiro do Fortaleza estava ligado para fazer grande defesa.

Antes do intervalo, Anselmo Ramon ainda teve a chance derradeira de abrir o placar para o CRB. Desta vez Hereda fez o cruzamento rasteiro, mas o centroavante do Galo novamente não conseguiu concluir de maneira firme, tendo de se conformar com o escanteio.

CRB abre o placar


No segundo tempo, os donos da casa foram com tudo para cima do Fortaleza e, de tanto insistir, acabou sendo premiado com o gol aos 22 minutos. Após cobrança de escanteio, a bola ficou livre dentro da área e sobrou nos pés João Neto, que chutou do jeito que deu e estufou as redes, incendiando a grande decisão da Copa do Nordeste.

Fortaleza responde


Com a pressão do CRB, o Fortaleza passou a apostar nos contra-ataques e em um deles quase empatou o jogo. Pedro Rocha foi conduzindo a bola e deu passe em profundida para Bruno Pacheco, que bateu cruzado, no alto, exigindo uma defesaça do goleiro Matheus Albino.

CRB busca o empate


Nos últimos minutos o CRB foi com tudo para cima do Fortaleza e tentava chegar ao gol do jeito que dava. Os donos da casa já não seguiam um determinado padrão tático. E, mesmo assim, o tão sonhado segundo gol saiu. Aos 41 minutos, Matheus Ribeiro decidiu arriscar de fora da área, contou com o desvio de Brítez e viu a bola sobrar nos pés de João Neto, que dominou e bateu forte, sem chances para João Ricardo, marcando seu segundo gol, levando a decisão para os pênaltis se transformando no herói do time alagoano.

CRB 2 (4) X (5) 0 FORTALEZA


Local:
estádio Rei Pelé, em Maceió (AL)

Data:
9 de junho de 2024, domingo

Horário:
16h30 (de Brasília)

Árbitro:
Emerson Ricardo Andrade (BA)

Assistentes:
Alessandro Álvaro de Matos (BA) e Daniella Coutinho Pinto (BA)

VAR:
Pablo Ramon Pinheiro (VAR FIFA – AL)

Gol:
João Neto, aos 22 e aos 41 do 2ºT (CRB)

Cartões amarelos:
Fábio Alemão, Matheus Ribeiro, João Pedro, Gegê (CRB); Pedro Augusto, Pcohettino, João Ricardo, Rosetto (Fortaleza)

Cartão vermelho:
Rosetto (Fortaleza)

CRB:
Matheus Albino; Hereda, Saimon (Gustavo Henrique), Fábio Alemão e Matheus Ribeiro; Falcão (João Neto), João Pedro e Gegê; Labandeira (Mike), Anselmo Ramon e Léo Pereira.

Técnico: Daniel Paulista.

FORTALEZA:
João Ricardo; Brítez, Kusceviv, Cardona e Bruno Pacheco (Tinga); Pedro Augusto (Rosetto), Hércules e Pochettino (Pedro Rocha); Yago Pikachu, Lucero e Moisés (Machuca) (Zé Welison).

Técnico: Juan Pablo Vojvoda.