Esportes

Rafael Tenório assina carta de renúncia e deixa de ser presidente do CSA

Dirigente afirma que diferente do que encontrou quando chegou em 2015, deixa o clube em uma situação estabilizada

Por Bruno Martins 14/03/2024 16h34 - Atualizado em 14/03/2024 20h04
Rafael Tenório assina carta de renúncia e deixa de ser presidente do CSA
Rafael Tenório confirmou sua saída do CSA e assinou carta de renúncia - Foto: Ascom CSA

Em entrevista coletiva realizada na tarde desta quinta-feira (14) no Complexo Sportivo Gustavo Paiva, Rafael Tenório assinou sua carta de renúncia e deixa de ser o presidente do CSA.

O gestor afirmou que o principal motivo de sua saída são as pesadas críticas que esta  sua última passagem pelo clube, desde 2023, vem recebendo do torcedor azulino, principalmente nas redes sociais. A saída se dá na véspera do seu aniversário. Tenório completa 70 anos na sexta-feira (15).

Ele disse também que deixa o clube em uma situação muito estabilizada em comparação a 2015, quando chegou e o time não tinha divisão e estava em grave crise financeira.

Em nota oficial, a vice-presidente Miriam Monte afirmou que assume a presidência do clube até que o conselho deliberativo decida quais os próximos passos do CSA. Veja ao final da matéria o posicionamento de Miriam na integra. Ela assina a nota como presidente da instituição.

Mesmo com a saída da presidência, Rafael falou que seguirá ajudando o CSA e apoiando o futuro gestor do clube.

Treinador

Durante a entrevista coletiva, foi informado que o time azulino já acertou a contratação do novo treinador. O nome até o momento não foi divulgado. As mudanças no elenco também devem seguir em andamento.

O técnico deve assumir o clube para o restante da Copa Alagoas, prioridade por conta da busca pela vaga na Copa do Brasil de 2025, e para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série C.

A estreia no nacional é contra o Ypiranga em Erechim-RS no final de abril. Antes disso, o time aguarda as datas para enfrentar o Murici pela Copa Alagoas. Caso avance à final, o adversário sai do confronto entre Penedense e Coruripe.

Sobre a saída de Tenório, o CSA emitiu nota oficial. Leia abaixo na íntegra.

"NOTA OFICIAL

O Presidente do Centro Sportivo Alagoano, Cícero Rafael Tenório da Silva, apresentou uma carta de renúncia na tarde desta quinta-feira (14).

Christiano Beltrão, Presidente do Conselho Deliberativo do CSA, recebeu a carta e vai apresentar aos membros do Conselho Deliberativo.
"

"NOTA OFICIAL - MIRIAN MONTE

Diante da renúncia de Rafael Tenório, reitero o meu posicionamento, que expressamente manifestei na reunião do conselho, no dia 11.03.2024, que, caso o presidente Rafael realmente viesse a renunciar, qualquer decisão minha só seria tomada em reunião solene do Conselho Deliberativo.

Assim, fica claro que assumo a presidência do CSA, até que seja deliberado, pelo Conselho, quais serão os próximos passos.

Só para relembrar que já assumi o clube em circunstâncias semelhantes: quando da renúncia de Omar Coelho, fiz a transição e participei da montagem do time que conseguiu o acesso à copa do Nordeste e participação na copa do Brasil.

Quando Rafael Tenório resolveu ser novamente presidente, assumi como vice e contribuí com a parte administrativa e jurídica do clube. 

No entanto, nos últimos meses, sobretudo depois da não classificação para a fase final da série C, não fui consultada e nem incluída no processo de tomada de decisões administrativas/financeiras e de futebol. 

Assim, tomarei conhecimento da situação administrativa, financeira e do departamento de futebol do clube, junto com o Conselho Deliberativo, que é um órgão colegiado, composto por 100 conselheiros titulares e 50 substitutos. 

Além disso, a decisão tomada pelo Presidente Rafael tem fundamento em questões médicas e pessoais, o que justifica a forma como ele renuncia à presidência, sem observar essas formalidades. 

Eu, no entanto, não tenho questão médica ou pessoal que me impossibilite de submeter a situação ao conselho deliberativo, que é o Poder com competência para lidar com situações de crise e instabilidade institucional. 

Enfim: estou em pleno uso e gozo de minhas faculdades mentais e sei que o CSA é um patrimônio do povo alagoano. Todas as decisões serão tomadas junto com o Conselho Deliberativo e com a nação Azulina, tendo como objetivo principal o bem do clube. Não é por acaso que o lema do CSA é “união e força”. 

Só para lembrar que já fui delegada de polícia, sou analista da justiça federal, já fui gestora pública, tendo sido secretária da prefeitura de Maceió, na gestão de JHC, e jamais deixaria de observar as normas estatutárias e legais, tampouco seria capaz de desconsiderar o Conselho Deliberativo do CSA. 

Nunca tive medo de enfrentar problemas, gerir crises e respeitar processos. 

Dirijo-me a toda torcida do CSA para dizer que, respeitando todas as normas estatutárias do clube, e diante da renúncia do Presidente Rafael Tenório, que, na condição de nova presidente, reunirei, no menor espaço de tempo possível, o conselho deliberativo do CSA para deliberarmos sobre os próximos passos do maior de Alagoas.

Mirian Monte 

Presidente do CSA"