Esportes

Brasil está de volta à elite da Copa Davis após 9 anos

Rafael Matos e Felipe Meligeni vencem dupla sueca e, no segundo jogo do dia, Thiago Monteiro garante a classificação do Brasil para a fase final da competição

Por globoesporte 03/02/2024 20h55 - Atualizado em 03/02/2024 21h03
Brasil está de volta à elite da Copa Davis após 9 anos
Thiago Monteiro em ação na Copa Davis - Foto: Copa Davis

O Brasil está nas finais da Copa Davis pela primeira vez desde o início do novo formato da competição. Neste sábado, o time brasileiro somou 3 vitórias a 1 contra a Suécia e conquistou a vaga na próxima fase. No primeiro duelo do dia, Rafael Matos e Felipe Meligeni venceram a partida de duplas contra Filip Bergevi e Andre Goransson por 2 a 0, colocando o Brasil na frente. As parciais foram de 6/2 e 7/5. Na partida que garantiu a classificação do time brasileiro, Thiago Monteiro venceu de virada o sueco Elias Ymer por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/4 e 6/2. Com o resultado, o Brasil garantiu o retorno à elite do campeonato, algo que não acontecia desde 2015.

A partida entre Thiago Monteiro, número 119 do mundo, e Elias Ymer, 160° da ATP, começou equilibrada, mas o brasileiro estava tendo dificuldades para encaixar o jogo. Ymer levou o primeiro set e quase venceu novamente quando teve três chances de quebras no nono jogo da segunda parcial. Monteiro se mostrou mais confiante no segundo set e abriu 5/4 com uma quebra de saque, fechando em 6/4 tranquilamente. O sueco ainda pediu a pausa para atendimento, mas não conseguiu quebrar o ritmo do brasileiro. No terceiro set, o tenista cearense começou perdendo, mas venceu cinco games seguidos, classificando o Brasil para a fase final após nove anos.

Antes da partida de Thiago Monteiro, Rafael Matos e Felipe Meligeni abriram o caminho para a classificação do Brasil. A partida começou tranquila para a dupla brasileira, superioridade que se manteve durante todo o jogo. Logo aos 36 minutos do primeiro set, os brasileiros aplicaram duas quebras nos saques dos adversários e venceram os últimos três games. No segundo set, Rafael e Felipe encontraram mais dificuldades, mas superaram o empate dos suecos e venceram os games finais.

Na Copa Davis, a disputa pela classificação acontece em até cinco jogos. Na última sexta-feira (2), Brasil e Suécia empataram na busca por uma vaga nas finais. Cada país venceu uma das duas primeiras partidas. Thiago Monteiro bateu Karl Friberg em sets diretos, e Elias Ymer derrotou Gustavo Heide por 2 a 1.

O Brasil volta à quadra somente em setembro, quando vai disputar pela primeira vez as finais, em Málaga, na Espanha.