Esportes

Medalhista alagoana no Pan se apresenta em Maceió

Bárbara faz parte do grupo brasileiro que se prepara para as Olimpíadas de Paris 2024

Por Tribuna Independente 30/11/2023 07h45 - Atualizado em 30/11/2023 09h20
Medalhista alagoana no Pan se apresenta em Maceió
Ginasta alagoana Bárbara Galvão, ouro no Pan - Foto: Reprodução

A alagoana Bárbara Galvão, que conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, com a seleção brasileira de conjunto de ginástica rítmica, fará uma apresentação para estudantes de um colégio particular de Maceió, na manhã do próximo domingo.

Bárbara faz parte do grupo brasileiro que se prepara para as Olimpíadas de Paris 2024. Além dela, a seleção conta com outra alagoana, Duda Arakaki. Bárbara Galvão fará uma apresentação para as crianças durante a 5ª Copa Contato de Ginástica Rítmica. Ela vai apresentar também a medalha dos Jogos Pan-Americanos.

O ouro no conjunto em Assunção conquistado por uma renovada equipe, comprova o grande momento da ginástica rítmica brasileira. Em setembro, com a formação principal, o Brasil alcançou a quinta colocação no Mundial da Bulgária, seu melhor resultado geral na história. O elo entre os dois grupos é a alagoana Bárbara Galvão, uma espécie de coringa da seleção, que esteve presente nas duas competições. “A equipe que competiu no Mundial é chamada de grupo 1, e esse time em Assunção é o nosso grupo 2, mas todas treinam juntas em Aracaju. Quanto mais atletas chegarem a esse nível, melhor serão as nossas participações”, disse Camila Ferezin, treinadora da equipe.

Alagoana de apenas 19 anos, Bárbara disputou o Mundial da Bulgária, mas faz em Assunção sua primeira participação em uma edição de Jogos multiesportivos junto ao Time Brasil.

Mundial

O Brasil sediará, pela primeira vez, um Mundial de ginástica rítmica em 2025. O anúncio vem no mesmo momento em que a equipe brasileira conquistou resultados inéditos na modalidade.

O evento, que acontece em 2025, será realizado no Rio de Janeiro.

Segundo a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), que fez o anúncio, a candidatura foi aceita pelo Comitê Executivo da Federação Internacional de Ginástica (FIG).