Esportes

Guarani e Criciúma empatam e Vitória garante título antecipado da Série B

Resultado em 1x1 faz rubro-negro baiano conquistar seu primeiro título nacional

Por Gazeta Esportiva 14/11/2023 22h11
Guarani e Criciúma empatam e Vitória garante título antecipado da Série B
Resultado de empate entre Guarani e Criciúma deu título ao Vitória - Foto: Celso da Luz / Criciúma

Na noite desta sexta-feira, o Criciúma apenas empatou com o Guarani, em 1 a 1, em compromisso válido pela 36ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Arilson marcou para os visitantes, enquanto Derek igualou o marcador. O embate aconteceu no Estádio Brinco de Ouro. Com o resultado, o Vitória garantiu o título da segunda divisão de forma antecipada, que é o primeiro título nacional da história do clube.

O empate levou o time de Santa Catarina aos 61 pontos, subindo para a segunda colocação. Com apenas dois jogos restantes, o Criciúma só poderia chegar aos 67 pontos e, assim, o líder Vitória, com seus 69 pontos, ficou com a taça. O Guarani, por sua vez, vai aos 57 pontos e figura na nona posição - o resultado, porém, dificultou a vida do clube paulista, que ainda luta pelo acesso.

Agora, as duas equipes retornam aos gramados já neste fim de semana. Neste sábado, o Criciúma recebe o Botafogo-SP, às 17 horas (de Brasília). O duelo, válido pela penúltima rodada da Série B do Brasileirão, ocorre no Estádio Heriberto Hulse.

O Guarani, por sua vez, terá pela frente o lanterna ABC. As duas equipes se enfrentam neste domingo, às 15h45, no Brinco de Ouro, casa do Bugre, pela 37ª rodada.

O jogo entre as equipes

A primeira chance da partida saiu aos três minutos. Hygor recebeu bola em profundidade e teve bastante espaço para avançar. O atacante adentrou a grande área pelo lado esquerdo, mas perdeu ângulo e pegou mal, finalizando pela rede do lado de fora.

O Guarani chegou a igualar o ritmo do confronto, mas foi o Criciúma quem continuou pressionando e inaugurou o marcador. Aos 14 minutos, Fellipe Mateus cobrou escanteio na grande área e Arilson apareceu sozinho para finalizar para o gol. A bola desviou na zaga do Bugre e ainda bateu na trave antes de acabar no fundo das redes do gol defendido por Pegorari.

Após o gol do Tigre, os donos da casa começaram a pressionar pelo gol de empate. Aos 28 minutos, após cruzamento vindo do lado direito feito por Diogo Mateus, Derek se antecipou à zaga do Criciúma e chegou dando um biquinho na bola. Contudo, a finalização não pegou em cheio e passou à esquerda do gol de Gustavo.

Aos 43 minutos, o Guarani quase igualou o placar com um golaço. Após cruzamento na grande área, a zaga visitante afastou. A bola ficou na entrada da área e Wenderson chegou finalizando com força. A bola passou foi pela linha de fundo tirando tinta da trave direita.

No segundo tempo, quem tomou a iniciativa foi o Guarani. E o time paulista conseguiu o empate aos 29 minutos. Derek recebeu bom passe dentro da grande área, girou e chutou forte no canto esquerdo para superar o goleiro Gustavo e empatar tudo em 1 a 1.