Esportes
Hugo Calderano lidera Brasil ao ouro por equipes no tênis de mesa
Número 4 do mundo se junta a Vitor Ishiy e Eric Jouti para conquistar mais um título nos Jogos Pan-Americanos de Santiago
O Brasil fechou com medalha de ouro o tênis de mesa dos Jogos Pan-Americanos. Neste domingo, Hugo Calderano, Vitor Ishiy e Eric Jouti venceram por 3 a 1 o Canadá na final para faturar o título das equipes masculinas de Santiago. Pouco depois de ser anunciado como porta-bandeira do Brasil na cerimônia de encerramento, Calderano liderou a equipe verde-amarela a mais um ouro com duas vitórias na decisão.
Bronze nos Jogos Pan-Americanos de 2019, o Brasil recupera o posto de melhor equipe masculina do continente. Foi o segundo ouro de Hugo Calderano em Santiago - o número 4 do mundo também foi campeão de simples. O Brasil conquistou mais quatro pratas e um bronze, marcando presença em todos os pódios da modalidade.
O Brasil já estava classificado por equipes para as Olimpíadas tanto no masculino quanto no feminino graças ao desempenho no Campeonato Pan-Americano de Havana, em setembro. No Pan de Santiago, os brasileiros se garantiram também na disputa de duplas mistas dos Jogos de Paris 2024.
Os jogos da final
O Brasil manteve a estratégia de colocar Hugo Calderano, seu principal jogador, em dois jogos de simples. Assim, Vitor Ishiy e Eric Jouti abriram a final na partida de duplas. Os brasileiros dominaram o confronto com Eugene Wang e Simeon Martin. Só no terceiro set os canadenses chegaram a liderar o placar com três pontos de vantagem, mas os brasileiros logo viraram a parcial para fechar o jogo em 3 sets a 0 - parciais de 11/9, 11/5 e 11/6.
Número 4 do mundo, Hugo encarou no segundo jogo Edward Ly, quem havia vencido por 4 a 1 noas oitavas de final de simples, prova em que o brasileiro foi campeão em Santiago. O canadense surpreendeu no primeiro set. Hugo salvou um triplo set point, mas cedeu a parcial: 12/10. A virada do brasileiro começou com uma parcial perfeita no segundo set (11/0) e mais duas parciais dominantes (11/5 e 11/4).
No terceiro jogo, Eric Jouti teve difícil confronto com Eugene Wong, bronze de simples em Santiago. O canadense chegou a abrir cinco pontos de vantagem no primeiro set, o brasileiro buscou o empate (9/9), mas perdeu a parcial: 11/9. Wong não deu chances no segundo set: 11/8. Eric reagiu na terceira parcial e abriu quatro pontos de vantagem, mas viu o canadense virar para fechar a partida: 12/10.
Calderano então voltou para o quarto jogo. O número 4 do mundo dominou Simeon Martin no primeiro set, abriu 5/0 e administrou a vantagem para fechar em 11/6. O canadense esboçou uma reação na segunda parcial e chegou a liderar o placar (3/1), mas rapidamente Hugo retomou o controle do set e venceu por 11/9. O brasileiro abriu 7/3 na terceira parcial, viu o canadense empatar, mas deslanchou na reta final para selar o ouro brasileiro: 11/7.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Consciência Negra
Jorge Aragão anima noite de sexta no Vamos Subir a Serra na Orla de Maceió
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5Serviço
Veja relação do que abre e fecha no Feriado da Proclamação da República em Alagoas