Esportes

Brasil garante medalhas de ouro e prata na patinação artística

Erik Medziukevicius levou o país ao lugar mais alto do pódio e Bianca Ameixeiro conquistou o segundo lugar

Por COB 05/11/2023 09h47 - Atualizado em 05/11/2023 11h42
Brasil garante medalhas de ouro e prata na patinação artística
Erik e Bianca garantiram as medalhas da patinação artística - Foto: Ana Carina Manta / COB

O brasileiro Erik Medziukevicius brilhou na patinação artística e conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, neste sábado, 4. O atleta fez a melhor nota no somatório geral com 188.21, (73.61 do programa curto, realizado na sexta, e 114.6 do programa longo), terminou à frente do argentino Franco Mastroiani e do colombiano Deivi Camilo.

“O sentimento é de pura felicidade. Esta é minha terceira missão pelo COB e depois de conquistar três pratas, que significam muito para mim, finalmente consegui o ouro. Tantos anos trabalhando, dias, horas, então essa medalha que eu tanto queria representa todo o meu esforço”, disse Erik, que falou ainda sobre o desempenho dele:

“O meu diferencial foi a minha raça. Mesmo errando eu voltava para o que eu tinha que fazer, superando os desafios e obstáculos no meio da coreografia e a inteligência que eu tenho que pensar sobre o que é necessário fazer para conseguir mais pontuação”.

No feminino, o Brasil também marcou presença no pódio com Bianca Ameixeiro, que levou a prata com a nota 124.00 (78.48 do programa longo e 45.52 do programa curto), atrás apenas da colombiana Sandra Garcia. O bronze foi para a argentina Martina Della. Esta é a segunda medalha da brasileira em Jogos Pan-americanos, que também foi prata em Lima 2019.

"Essa medalha tem uma sensação maravilhosa, de gratidão. Foi muito difícil estar aqui, um ano com muitos altos e baixos, questões fora de competição e um mês antes dos Jogos, tive uma lesão muscular, que me tirou do Campeonato Mundial. Então, estar aqui, ter competido e levado essa medalha, não tem preço", contou Ameixeiro.

Patinação de velocidade

Na disputa masculina da prova de 200m da patinação de velocidade, o brasileiro Guilherme Abel Rocha terminou na quarta posição com o tempo de 17s765, 168 milésimos da medalha de bronze, que foi para o colombiano Andres Torres (17s597). Guilherme volta a competir neste domingo, 5, na prova dos 500m + distância. A disputa será a partir das 9h20.

Este foi o melhor tempo do brasileiro que tem 20 anos e participa do Conexão Santiago, programa do Comitê Olímpico do Brasil no qual acompanha jovens atletas que garantiram vaga para o Pan 2023 por meio do Pan Júnior de Cali 2021. Já entre as mulheres, Sofia Serrano representou o Brasil na modalidade, mas não avançou à final.