Esportes

Samanta Soares é ouro e Brasil já tem melhor campanha da história no judô

Brasileira venceu a atleta porto riquenha Sairy Colon na categoria 78kg; Rafael Macedo é prata nos 90kg, Kayo Santos, Beatriz Souza e Rafael Silva garantiram o bronze

Por globoesporte 30/10/2023 16h41 - Atualizado em 30/10/2023 21h29
Samanta Soares é ouro e Brasil já tem melhor campanha da história no judô
Samanta Soares é medalha de ouro no judô dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 - Foto: Anderson Neves / CBJ

O Brasil voltou ao lugar mais alto do pódio no judô com Samanta Soares na categoria 78kg, nesta segunda-feira, nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. Além dela, Rafael Macedo, nos 90kg, ficou com a prata. Kayo Santos, Beatriz Souza e Rafael Silva levaram a melhor na luta pelo bronze. Com as medalhas, o delegação brasileira conquista a melhor campanha da história da modalidade na competição.

O recorde até então era nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em 2011, com 6 ouros, 3 pratas e 4 bronzes. A melhor campanha do judô agora pertence a Santiago, que tem: 7 ouros, 2 pratas e 6 bronzes, um total de 15 medalhas ao todo.

Samanta Soares venceu Sairy Colon, de Porto Rico, com um waza-ari na decisão dos 78kg para garantir a medalha de ouro.

- Meus primeiros Jogos Pan-Americanos, estou muito feliz de estar aqui. Fiquei feliz quando conquistei a vaga, porque não foi fácil chegar aqui. Vindo de lesão, voltando a competir. Saindo a convocação, fiquei feliz, chorei e tal. Foi muito legal. Chegando aqui, agora virou realidade uma coisa que eu nem esperava. Eu queria muito trazer essa medalha - falou Samanta.

Mais medalhas

Na disputa dos 90kg masculino, Rafael Macedo ficou com a medalha de bronze. Na luta contra o cubano Ivan Silva, o brasileiro acabou desclassificado por aplicar o hansoku-make, que é usar a cabeça como defesa de uma entrada. O golpe é proibido na modalidade e, assim, a luta foi encerrada.

- Eu senti minha cabeça encostando, realmente está rolando bastante desclassificação por lances assim. Eu não sei, não achei que foi pra tanto assim. Acredito que os árbitros tenham replay e analisaram o vídeo. Confio na decisão deles, mas quero olhar depois o lance para ter minha opinião. Queria ter saído com a medalha de ouro, mas consegui sair com medalha - falou pós luta Rafael.

Kayo Santos ganhou a luta para a medalha de bronze contra o cubano Lister Cardona. Com pouquíssimo tempo de disputa, ele conseguiu aplicar um ippon no adversário, que garantiu a medalha, nos categoria até 100kg.

Beatriz Souza, nos +78kg, aplicou um ippon contra a venezuela Amarantha Urdaneta e também terminou em terceiro lugar. Rafael Silva , o Baby, na categoria +100kg, venceu o canadense Marc Deschenes com o mesmo golpe e conquistou o bronze.

Outros brasileiros também estiveram na disputa nessa segunda. Leonardo Gonçalves, 100kg, terminou com a quinta colocação. Ele sofreu um waza-ari do Francisco Balanta, da Colômbia, e o revés na disputa do bronze.

Campanha do Brasil até aqui

No último domingo, Gabriel Falcão garantiu a medalha de ouro após lesão de Daniel Cargnin na categoria 81kg, enquanto Guilherme Schimidt na 73kg supera torcida contra ao bater chileno na final; Ketleyn Quadros conquista o bronze na categoria até 63kg.

No início do judô no Pan, no sábado, Rafaela Silva, Alexia Nascimento, Michel Augusto e Larissa Pimenta subiram no lugar mais alto do pódio em Santiago. Amanda Lima e Willian Lima conquistam o bronze.