Esportes

FAF promove fórum do futebol alagoano

Evento serviu para debater com clubes, imprensa e interessados presentes o calendário em 2024

Por Tribuna Independente 20/10/2023 07h46
FAF promove fórum do futebol alagoano
Felipe Feijó (presidente) e Júnior Beltrão (vice) comandaram ontem o Fórum do Futebol Alagoano - Foto: Reprodução

A bola vai rolar em 2024. A Federação Alagoana realizou ontem (19) Fórum do Futebol. A ação aconteceu no auditório Lauthenay Perdigão, no Estádio Rei Pelé, e teve a presença de muitos dirigentes de clubes além da imprensa. O propósito foi discutir o calendário do futebol alagoano, assim como abordar temas relevantes relacionados ao futebol amador no estado, representa uma significativa oportunidade de intercâmbio de ideias entre clubes, membros da imprensa e demais interessados.

Com o propósito de garantir uma participação abrangente e democrática no debate sobre o esporte em Alagoas, o fórum foi transmitido ao vivo no canal oficial da Federação Alagoana de Futebol no YouTube. Esta iniciativa permitiu que os torcedores e demais interessados participem ativamente, contribuindo com sugestões e ideias que visam fortalecer as ações relacionadas ao futebol no estado.

Mudanças devem ocorrer na Copa Alagoas. “A gente quer enxugar a Copa Alagoas, diminuindo de 16 equipes para 12 equipes, deixando oito equipes que estavam na Primeira Divisão no ano anterior e mais quatro equipes semifinalistas da Segunda Divisão do ano anterior. Os jogos da competição são custeados pela federação e o objetivo é enxugar justamente para fazer a Copa Alagoas de mais categorias (base) com esses recursos.

Felipe explicou ainda que, na medida em que os quatro melhores da Segunda Divisão vão se classificar para a Copa Alagoas, isso fortalece a competição, uma vez que não apenas o campeão será contemplado com o acesso. “E, na Copa Alagoas, o time tem a chance de disputar a Série D e a Copa do Brasil. E a gente gera valor também para a Segunda Divisão”, disse Feijó.

O dirigente também falou sobre o formato da competição de 2024. “A ideia é fazer dois grupos, com seis times, com jogos de ida, um grupo contra o outro. Classificam quatro, com semifinal em dois jogos e final em jogo único. O campeão tem vaga na Série D e disputa a vaga na Copa do Brasil contra o terceiro colocado do Alagoano”.

A seletiva da Copa do Brasil deve ter também alterações. “A seletiva é disputada logo na sequência (da Copa Alagoas), no mesmo formato que é hoje, com o vencedor tendo a vaga na Copa do Brasil de 2025”.

MEMÓRIA

Ontem houve a observação de 1 minuto de silêncio, antes do início do jogo CSA x CRB/AL, válido pela Copa Alagoas Sub-17 2023, em homenagem póstuma ao Sr. William Pereira da Silva, 47 anos, ex-jogador do Centro Sportivo Alagoano - CSA. O Regatas venceu a partida por 2x1. As equipes voltam a se enfrentar na próxima quinta, às 15h, dessa vez com o mando do CRB, no CT Ninho do Galo. Com a vitória na primeira partida, o time regatiano tem a vantagem do empate. Em caso de igualdade no placar agregado, a disputa pela vaga na grande final será nos pênaltis.