Esportes

Suécia bate EUA nos pênaltis com a ajuda do VAR e vai às quarta de finais

Pela primeira vez, uma partida de futebol é decidida nas penalidades pela tecnologia

Por Redação 06/08/2023 08h48 - Atualizado em 06/08/2023 12h38
Suécia bate EUA nos pênaltis com a ajuda do VAR e vai às quarta de finais
Defesa da goleira americana e a confirmação do gol com poucos milímetros da linha divisória - Foto: Reprodução

Com uma penalidade decidida pelo VAR, a Suécia conquistou neste domingo (6) uma vaga para as quartas  de finais da Copa do Mundo de Futebol Feminino ao empatar no tempo normal e na prorrogação com os Estados Unidos por 0 x 0, mas converter em gols  os pênaltis cobrados finalizando com o placar de 5 x 4. A  checagem eletrônica  foi acionada quando a goleira americana Naeher defendeu um pênalti e a bola  e foi espalmada pela arqueira para  fora, quando já havia ultrapassado a linha divisória da meta. Após muitos segundos de tensão e indefinição, a árbitra Stéphanie Frappart precisou da ajuda do VAR e da tecnologia da linha do gol para confirmar: a bola passou da linha, e a cobrança foi convertida, classificando a Suécia. O lance é histórico no futebol mundial. Pela primeira vez, o time de futebol passa para a fase seguinte por decisão do VAR. Hurtig garantiu a vaga em cobrança que inicialmente parou em defesa de Naeher, mas voltou para o gol e passou apenas alguns milímetros da linha - lance confirmado com a ajuda da tecnologia.

Jogadores suecas comemoram com a torcida a classificação para as quartas de finais da Copa do Mundo de futebol feminino

Os dois times perderam penalidades na primeira série de cobranças. Rapinoe, a principal estrela do time feminino americano chutou para fora. A Suécia, que ainda busca seu primeiro título mundial, avança para as quartas de final para enfrentar o Japão, que vem sendo um dos destaques da Copa do Mundo. O duelo será realizado na madrugada de sexta-feira, às 4h30 (de Brasília), em Auckland, na Nova Zelândia. Pela primeira vez na história  da Copa do Mundo Feminina, os Estados Unidos não terminará no top-3 do torneio.

Durante a partida, a goleira sueca Musovic brilhou na partida com  defesas que salvaram seu time de uma derrota no tempo normal. O jogo foi bastante equilibrado e emocionante. Ambas as equipes estiveram bastante entrosadas e explorando as jogadas ofensivas.

Goleira sueca Musovic foi a destaque da partida contra os Estados Unidos