Esportes

Ufal faz pesquisa para saber opinião de torcedores sobre transmissão do Campeonato Alagoano

Questionário pode ser respondido até 8 de junho

Por Ascom Ufal 03/06/2023 00h08 - Atualizado em 03/06/2023 08h25
Ufal faz pesquisa para saber opinião de torcedores sobre transmissão do Campeonato Alagoano
Pesquisa da Ufal busca saber opinião de torcedores alagoanos - Foto: Ascom Ufal

Torce para CRB, CSA, ASA ou outro clube alagoano de futebol masculino de Alagoas? Torcedores desses times estão sendo convidados a darem sua opinião sobre a transmissão do campeonato estadual. A pesquisa de opinião segue aberta até o dia 8 de junho e pode ser acessada neste link. O questionário é bem rápido de responder e todas as informações serão trabalhadas sem identificar os participantes.

A pesquisa é parte do projeto de pesquisa “A importância da transmissão audiovisual do Campeonato Alagoano de futebol masculino (2007-2023): padrões tecnoestéticos e incentivo ao torcer a times locais”, aprovado no edital Pibic/Ufal 2022-2023, e que está em andamento na Unidade Educacional Santana do Ipanema, vinculada ao Campus do Sertão da Ufal.

De acordo com o docente e coordenador do projeto, Anderson Santos, a pesquisa buscará analisar se as transmissões dos jogos, de fato, trazem marcas de Alagoas e se motivam os torcedores locais. “A análise das questões estéticas e narrativas da transmissão dos jogos de futebol de equipes alagoanas vai considerar um cenário em que muita gente torce para equipes de outros estados”, esclarece. O estudo também conta com a participação da discente Viviane Silva e do estudante Matheus Soares, atuando como bolsistas.

O professor acrescenta que o estudo pretende “verificar se as transmissões do campeonato local inclui identificadores alagoanos, tais como cores da bandeira de Alagoas, por exemplo, nos elementos incluídos na tela. Na narração, identificar se há comentários e sobe som da torcida, se há um destaque para torcer para os clubes daqui e suas possíveis formas específicas. A pesquisa de opinião entra como verificação se a transmissão em audiovisual do campeonato tem mesmo efeito para isso”, explica.