Esportes

Flamengo inicia missão 'Salve, Jorge', com Jesus e Sampaoli favoritos

Xarás estão no topo da lista da diretoria, e contatos constantes por mudanças no futebol marcam segunda-feira

Por Cahê Mota, Fred Gomes e Janir Jr / globoesporte 11/04/2023 00h35
Flamengo inicia missão 'Salve, Jorge', com Jesus e Sampaoli favoritos
Saída de Vítor Pereira do Flamengo é questão de tempo - Foto: Reprodução

Mais de 24 horas se passaram da goleada que fez de Vítor Pereira um virtual ex-comandante do Flamengo, mas a demissão ainda não foi anunciada. Contatos aconteceram do início ao fim do dia, e burocracias ainda adiam a rescisão entre as partes.

Definido, o futuro de VP ainda foi pauta principal da segunda-feira rubro-negra, mas a dupla de Jorges Jesus e Sampaoli dividiu o protagonismo com bastante espaço.

VP não é o único alvo das mudanças. O gerente de futebol Fabinho Soldado também está a perigo. Um dos nomes que recebem questionamentos de opositores, a saída dele é vista como uma possível resposta aos críticos.

JJ e VP representados pelo mesmo agente

Para o acerto com o novo técnico, os contatos formais por Jorge Jesus, plano A da diretoria, ainda são difíceis justamente pela boa relação que ele e VP têm. Além disso, ambos são representados pelo agente Bruno Macedo. Ou seja, o Flamengo só poderá intensificar as conversas pelo retorno de JJ a partir da saída de Vítor.

Outro possível complicador é que Jorge Jesus luta pelos títulos do Campeonato Turco e da Copa Turquia com o Fenerbahçe e tem contrato válido até maio. O Flamengo precisa de solução imediata após a decisão por mudança de comando.

Nesta segunda-feira, após virada por 2 a 1 sobre o Karagumruk, JJ foi questionado sobre uma possível renovação com o Fener, mas saiu pela tangente.

- Falta pouco para o fim do campeonato. Acho que não é o momento certo para falar sobre isso. Estamos nas semifinais da Copa, podendo jogar a final. Acreditamos que temos boas chances no campeonato. Se as coisas correrem normalmente, veremos a situação no final da temporada. No final do campeonato, voltamos a olhar para a situação e avaliamos - disse o Mister.

Sampaoli também forte nos bastidores

Se Jesus é o Plano A, Jorge Sampaoli, treinador do qual Rodolfo Landim é entusiasta e que conta com admiradores no elenco, também ganhou muita força.

Vale lembrar que em 2015, durante a corrida presidencial, a chapa de Landim, então encabeçada por Wallim Vasconcellos, anunciou um acordo com Jorge Sampaoli em caso de vitória. Na ocasião, Wallim acabou derrotado pelo reeleito Eduardo Bandeira de Mello, e o acerto não pôde se concretizar.

Sampaoli está livre, enfrentou o Flamengo por diversas vezes à frente de Santos e Atlético-MG e fez Gerson viver seu melhor momento na Europa, no Olympique de Marselha.

Braz e Spindel juntos o dia inteiro, Landim vai a Brasília

Marcos Braz e Bruno Spindel, muito pressionados após o revés do último domingo, passaram o dia juntos e praticamente incomunicáveis. Estiveram disponíveis somente para tentar costurar o fim da relação com VP e avançar na contratação do substituto. Obviamente estiveram em contato constante com empresários e seus pares mais próximos.

Rodolfo Landim esteve na Gávea até as 12h, mas seguiu para Brasília quatro horas depois. A agenda do presidente na capital tem como assuntos prioritários apostas esportivas e interesses do Flamengo.

Ida de VP a Maringá é descartada

Com a demora em relação à oficialização da saída de Vítor Pereira, o treinador e seus auxiliares começaram a trabalhar na preparação do treinamento de terça-feira. Inicialmente previsto para ter início entre 9h e 10h, as atividades foram transferidas para o turno da tarde.

Com isso, o Flamengo ganha tempo para oficializar a saída do treinador e, consequentemente, evitar que Vítor passe por algo semelhante ao vivido pelo compatriota Paulo Sousa no ano passado.

Mesmo com saída decidida pela diretoria no dia 5 de junho, quando o Flamengo perdeu por 2 a 1 para o Fortaleza no Maracanã, Paulo ainda dirigiu o clube por mais quatro dias, incluindo a partida contra o Bragantino. A diferença em relação a Vítor é que PS teve de viajar para Atibaia, onde o elenco ficou concentrado por três dias.

Com a mudança na programação e o novo indício do iminente desligamento, está claro que Vítor Pereira não dirigirá o Flamengo na estreia na Copa do Brasil, na próxima quinta-feira, às 19h, em Maringá, contra o time que leva o mesmo nome da cidade. A equipe deve ficar a cargo de Mário Jorge, treinador do sub-20.

A duas semanas do Dia de São Jorge, em 23 de abril, o Flamengo mira nos xarás Jesus e Sampaoli para se salvar em ano traumático até então. Se um já fez milagres em 2019, o outro pinta como opção moderna para devolver ao clube um futebol que reconquiste sua torcida. No meio disso, VP vive despedida melancólica.