Esportes

Por que o apelido do novo treinador do Cruzeiro é Pepa? Confira explicação

Técnico português de 42 anos chega para a primeira experiência no futebol brasileiro

Por globoesporte 21/03/2023 16h46
Por que o apelido do novo treinador do Cruzeiro é Pepa? Confira explicação
Técnico português Pepa, durante passagem pelo Vitória de Guimarães - Foto: Divulgação / Site Vitoria Sport Clube

O Cruzeiro terá, pela segunda vez na história, um treinador português no comando do time. Será Pedro Miguel Marques da Costa Filipe, de 42 anos. Mais conhecido como Pepa. Mas qual a origem do apelido? O ge explica.

Nascido em Torres Novas, na região central de Portugal, o treinador de 46 anos recebeu o apelido por gostar muito de beber refrigerante Pepsi quando criança. Assim, o apelido pegou e acompanhou na carreira de jogador e agora treinador.

Pepa despontou como uma promessa da base do Benfica. Chegou a fazer um gol no time profissional, mas acabou sofrendo uma série de lesões, passando por quatro cirurgias, que o fizeram encerrar a carreira em 2006.

A comissão de Pepa é formada pelos seguintes profissionais: Samuel Correia (auxiliar técnico), Hugo Silva (auxiliar técnico), Pedro Oliveira (preparador físico) e Pedro Azevedo (analista de desempenho).

A mudança no comando técnica estava acertada entre Cruzeiro e Pezzolano há algum tempo. Nesse sentido, dentro das opções de mercado, surgiu o nome de Pepa. Ele estava livre no mercado desde o fim de janeiro, quando deixou o Al Tai, da Arábia Saudita.

No clube saudita, ele não teve sucesso, mas chamou atenção por trabalhos em clubes de menor expressão em Portugal. Além de ter mantido o Tondela por dois anos seguidos na elite do Português, ele foi quinto colocado com o Paços de Ferreira e ficou na sétima colocação com o Vitória de Guimarães.

Tags: