Esportes

Denúncia do Flamengo contra árbitro Wilton Pereira é arquivada pelo STJD

Procurador considera que não houve infração 'ainda que tenha ocorrido o suposto erro de intepretação de lance ou protocolo do VAR'

Por globoesporte 27/02/2023 23h59
Denúncia do Flamengo contra árbitro Wilton Pereira é arquivada pelo STJD
Wilton Pereira Sampaio - Foto: Reuters

A Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva arquivou nesta segunda-feira a denúncia feita pelo Flamengo contra o árbitro Wilton Pereira Sampaio e o árbitro do VAR Rodrigo D'Alonso Ferreira. A acusação se refere à atuação dos dois no jogo contra o Palmeiras, pela Supercopa do Brasil. Para o clube, ambos cometeram erros importantes na partida.

Após avaliar as acusações, no entanto, a Procuradoria descartou infrações dos árbitros "ainda que tenha ocorrido o suposto erro de intepretação de lance ou protocolo do VAR". E, segundo a decisão, erros de interpretação, ou seja, falhas técnicas, não são competência do STJD. De modo que o caso nem será julgado no tribunal.

- Com a devida vênia a equipe noticiante, o que se observa é o seu mero inconformismo com as decisões tomadas pelo árbitro de futebol e seus assistentes na interpretação das regras - diz o documento com a decisão.

Relembre o caso:

O Flamengo acabou derrotado pelo Palmeiras na decisão da Supercopa do Brasil, por 4 a 3. Mas, ao fim da partida, houve série de reclamações do lado carioca, que resultaram na denúncia formal. Uma das principais, foi em relação ao quarto gol do Palmeiras, marcado por Gabriel Menino. Para o Rubro-Negro, Mayke estava em posição de impedimento. A Procuradoria reforça que foi um lance de interpretação:

- Novamente trata-se de um lance interpretativo e que como já exposto acima, a Regra do Jogo autorizou ao árbitro e todos os membros da equipe de arbitragem de aplicarem as regras segundo as suas próprias opiniões - diz a decisão.

Outra acusação da direção rubro-negra foi a não expulsão do técnico do Palmeiras, Abel Ferreira, que atrapalhou Arrascaeta no momento em que iria cobrar um lateral no primeiro tempo. O documento apenas endossa o posicionamento da chefia de arbitragem da CBF que considerou suficiente o cartão amarelo aplicado ao treinador.