Esportes

Alagoano Júnior Alexandre é campeão na vida e nas piscinas

Atleta começa temporada de 2023 cheio de metas e com grandes chances de medalhas

Por Junior de Melo – Editor de esportes 18/02/2023 10h17
Alagoano Júnior Alexandre é campeão na vida e nas piscinas
Júnior Alexandre tem em seu calendário deste ano várias competições - Foto: Arquivo pessoal

Júnior Alexandre já é uma realidade da natação paralímpica de Alagoas. Muitos títulos e medalhas conquistadas, 35 anos de idade, mas ainda um sonho a perseguir. Disputar um mundial. Em 2022 ele conquistou 5 medalhas no Open de Natação na Argentina; 7 medalhas em campeonatos brasileiros; 2 medalhas em campeonato nacional; 5 medalhas em campeonatos Alagoanos e 1 medalha norte nordeste.

Para esta temporada os desafios serão maiores. “Estarei treinando forte para buscar mais medalhas. Mesmos com todas as dificuldades do esporte paralímpico, nossos sonhos são maiores e quem sabe esse ano chega a vaga no mundial”, disse ele.

Alexandre nasceu sem nenhuma deficiência física, mas, devido ao surgimento de um furúnculo, precisou remover a cabeça do fêmur. Aos 13 anos de idade entrou para a natação e se tornou paratleta. Hoje, faz parte da classe S10 e já acumula muitos títulos desde que começou a participar das competições. Dentre eles, o de campeão Norte-Nordeste, tricampeão brasileiro universitário e campeão pan-americano universitário. O atleta da seleção brasileira universitária competiu com pessoas sem deficiência, porém a premiação do campeonato foi separada por idade, o que equalizou participação de todos.

Com a pandemia da Covid-19, as competições foram canceladas e os atletas ficaram apreensivos. Porém, com a retomada dos campeonatos, os sentimentos de alívio e felicidade por voltar a fazer o que ama falaram mais alto para Alexandre. “Depois de um ano e três meses sem competir, retornar às piscinas com esse intuito é muito bom. Durante esse período, continuei treinando e me preparando para trazer bons resultados e hoje estou muito feliz por trazer mais esse prêmio para Alagoas”, declarou o atleta.

Dentro de um mundo cheio de obstáculos, ele ainda espera melhoria para todos. “Existem ainda muitos lugares de treinamento adaptados e quer precisam de incentivo. Precisamos de mais apoio de patrocínios para ir até as competições”, destacou ele.

Para 2023 ele espera mais vitórias. “Conquistar mais medalhas internacionais fora do Brasil e poder representar o estado de Alagoas em competições internacionais”.

Ano passado, Arapiraca foi palco dos Jogos dos Paradesporto de Alagoas, evento promovido pela Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Selaj). Na oportunidade, foi assinado o termo de fomento junto a Associação dos Deficientes Físicos e Mentais de Arapiraca (Adfima) para a realização do evento.

Os jogos tiveram a presença do atleta campeão paralímpico e vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Yohansson Nascimento, que é alagoano. “O esporte paralímpico está muito bem representado com vários atletas de todas as modalidades coletivas e individuais sempre trazendo bons resultados para nosso estado em competição de nível nacional e internacionais”, detalhou Alexandre.

Foi disputada também na temporada passada no Rio de Janeiro, o 65º Campeonato Brasileiro de Masters de Natação, no Parque Aquático do Complexo de São Januário. E Alagoas foi mais do que bem representada. Júnior Alexandre foi medalhista de prata nos 100 metros costas na categoria a partir de 30 anos. “Estou muito feliz com o resultado dessa competição que participei. Agora o ritmo dos treinos será ainda mais intenso para que eu possa melhorar e me superar sempre. Meu objetivo é trazer mais medalhas para o nosso estado”, completou.

Calendário de competições

Campeonato Alagoano Ufal - 11/3

Jogos Cearenses Paralímpicos - 22/3

Campeonato Master (Rio) - 27/4

Brasileiro Paralímpico (SP) - 24/6