Esportes

CSA tenta somar pontos contra o Fortaleza

Por Tribuna Independente 17/02/2023 08h30
CSA tenta somar pontos contra o Fortaleza
CSA está buscando uma vitória fora de casa para tentar voltar ao G4 do Grupo B da Copa do Nordeste - Foto: Ascom CSA

Fortaleza e CSA são adversários de confrontos importantes nos últimos anos. Protagonistas na final da Série C em 2017, onde o Azulão bateu o Leão na Arena Castelão por 2x1, e foi campeão no Rei Pelé em seguida, os times se encontram novamente na capital cearense nesta sexta-feira, às 21h, agora pela Copa do Nordeste. O detalhe é que desde aquele jogo de 14 de outubro de 2017, o CSA não conseguiu mais vencer o Fortaleza. Foram oito confrontos, com quatro empates e quatro derrotas, sendo estas nos últimos quatro jogos.

A realidade hoje é favorável ao tricolor. O time vem de vitória fora de casa contra o Bahia, e o técnico Argentino Vojvoda vem com força máxima. “Historicamente se falava sobre isso (tabu contra o Bahia). Fazia muito tempo que o Fortaleza não vencia o Bahia. Mas isso foi importante porque necessitávamos ganhar, ganhar com autoridade. Acho que o time foi com boa organização, foi compacto, teve efetividade nas transições e por momentos pode desenvolver um jogo combinando boas ações e finalizando bem. Tivemos pela frente um adversário que tem bons jogadores, que está em formação, com individualidades importantes”, afirmou o técnico.

Do lado azul é momento de reconstrução. Com cinco pontos, o Azulão aparece em quinto lugar do Grupo A e sonha com a classificação. O grupo antecipou a viagem e ontem fez um treino em Fortaleza.

Para a partida, o técnico Bebeto Moraes não vai contar com os atacantes Robinho e Thiaguinho, que vão passar por exames. Thiaguinho sente dores na região lombar, e Robinho deixou o campo ainda no primeiro tempo do jogo desta quarta, sentindo a posterior da coxa esquerda. Sem muito tempo para treinar, a tendência é que Bebeto Moraes mantenha a base que atuou contra o Ferroviário. João Felipe deve ser mantido no lugar de Robinho.

Após a partida contra o Ferroviário, o treinador alertou para o desgaste da equipe. “Os caras estão desgastados. Estão sendo homens ao extremo para competir jogo a jogo. A gente vem aumentando a rotação dos jogadores e agora é ter calma, paciência, para conversar com todo o departamento de futebol e tomar a decisão certa sobre o time que vai enfrentar o Fortaleza, uma equipe de Série A, mas que também vem do desgaste por ter jogador hoje fora de casa”.

Após um longo período lesionado, o lateral direito Celsinho embarcou junto ao elenco e deve estar disponível para o treinador. Porém, a tendência é que inicie o confronto no banco de reserva, assim como aconteceu contra o Ferroviário. Porém, a concorrência de Celsinho tem sido grande, já que Everton Silva vem atuando bem na posição. Outra opção para a lateral direita é Jonathan.

A assessoria divulgou o cronograma de retorno para Maceió, que deve acontecer neste sábado de carnaval, dia 18. Sem folga, o elenco irá se reapresentar para os treinos no domingo, 19. Porém, viajará mais uma vez, já para São Luís, no Maranhão, onde enfrenta o Sampaio Corrêa no dia 22, na Quarta-feira de Cinzas.