Esportes

Federação Alagoana cria Grupo de Trabalho com órgãos públicos

O objetivo é evitar e coibir a prática de manipulação de resultados e desenvolver ações de combate à violência

Por Editoria de Esportes com Tribuna Independente 04/02/2023 10h07
Federação Alagoana cria Grupo de Trabalho com órgãos públicos
Grupo foi criado para a Prevenção e Combate a Manipulação de Resultados e Segurança nos eventos futebolísticos - Foto: Ascom FAF

A Federação Alagoana de Futebol criou um Grupo de Trabalho visando a Prevenção e Combate a Manipulação de Resultados e Segurança nos eventos futebolísticos. O objetivo é evitar e coibir a prática de manipulação de resultados das partidas de futebol e também desenvolver ações de combate à violência nos eventos futebolísticos realizados em todo território Alagoano.

O Grupo será composto por membros da Diretoria da FAF, além dos órgãos públicos competentes a serem convidados posteriormente a publicação do ato, conforme listados abaixo: 1 membro da FAF; 1 membro do Ministério Público; 1 membro da Polícia Civil; 1 membro da Polícia Militar; 1 membro da SELAJ; 1 membro da OAB; 1 membro do TJD/AL.

"Estamos dando um passo importante para assegurar que o futebol alagoano cresça cada vez mais. A violência precisa ser combatida, uma vez que precisamos garantir a segurança de todos, principalmente do torcedor que vai ao estádio e leva a família. Ele precisa se sentir seguro e é a maior razão do futebol. Esse ano participamos de várias reuniões com os órgãos responsáveis e os clubes também. Trouxemos um consultor de segurança para trabalhar diariamente conosco. Agora criamos esse grupo de trabalho envolvendo todo mundo para fortalecer nossa luta. Outro ponto que precisamos destacar também é o combate para evitar e coibir a prática de manipulação de resultados das partidas. Em janeiro fizemos a primeira edição do seminário Jogando Limpo, quando contamos com a participação do público e de diversas autoridades", comentou Felipe Feijó.

Em janeiro, a FAF realizou a primeira edição do seminário "Jogando Limpo". O evento contou com presença de autoridades e o tema foi a discussão sobre manipulação de resultados no futebol. Participaram do evento membros da Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público Estadual, Tribunal de Justiça Desportiva de Alagoas, Instituto Brasileiro de Direito Esportivo e representantes da Sportradar e PAGBET.

Além do combate à violência e a manipulação de resultados, a Federação Alagoana de Futebol promove ações contra o racismo. A casa do futebol alagoano firmou parceria com o Observatório da Discriminação Racial no Futebol. Fundado em 2014, O Observatório da Discriminação Racial no Futebol é um projeto que foi idealizado com o objetivo de monitorar, acompanhar e noticiar os casos de racismo no futebol brasileiro, assim como divulgar e desenvolver ações informativas e educacionais que visem erradicar essa praga que tanto macula a sociedade nacional, o Observatório tem se tornado uma ferramenta de consulta para pesquisas acadêmicas, imprensa e público no geral, interessados no debate e construção do conhecimento.