Esportes

Atleta de Alagoas conquista títulos na V Copa Brasil de Xadrez Escolar e Universitário

Marcos Maia de Queiroz Carvalho Souto, de apenas 5 anos, venceu evento realizado em Lindóia-SP entre 8 e 10 de dezembro

Por Assessoria 14/12/2022 15h50 - Atualizado em 14/12/2022 18h24
Atleta de Alagoas conquista títulos na V Copa Brasil de Xadrez Escolar e Universitário
Marcos venceu o primeiro lugar nos ritmos Blitz, Rápido e Clássico - Foto: Arquivo pessoal

O atleta Marcos Maia de Queiroz Carvalho Souto, de apenas 5 anos, conquistou, no último fim de semana, o primeiro lugar na V Copa Brasil de Xadrez Escolar e Universitário da Confederação Brasileira de Xadrez Escolar, nos ritmos Blitz, Rápido e Clássico.

O evento foi realizado na cidade Lindóia, São Paulo, entre os dias 8 e 10 de dezembro. Esta edição contou com a participação de centenas de atletas de todo o país, divididos nas categorias sub 06, sub 08, sub 10, sub 12, sub 14, sub 16 e sub 18, Graduação, Servidores, Acadêmicos e Livre, nos naipes masculino e feminino, nos ritmos Blitz, Rápido e Clássico.

Com o resultado alcançado, ele se credenciou para a disputa do Panamericano de 2023, que será realizado em Maceió, e também conquistou o título de Mestre Nacional de Xadrez Escolar.

(Foto: Arquivo pessoal)


Sobre Marcos

Marcos (ou Marquinhos, como gosta de ser chamado) joga xadrez desde maio, apenas. Ele conheceu o jogo numa festa de aniversário, num salão que tinha peças gigantes, quando ainda tinha 4 anos. Ficou muito interessado pelo jogo e pediu ao pai para ensiná-lo. Após aprender as regras iniciais e algumas jogadas básicas (tudo que o pai sabia) e tendo mantido o interesse, os pais viram que seria preciso a ajuda de um profissional. Foi aí que contrataram o professor Rafael Ferreira, do Canal Chessveja, que acompanha o atleta até hoje.

O atleta já havia participado de três campeonatos, antes da Copa Brasil. Ficou em segundo lugar no Festival Nordestino LBX 2022 e no Campeonato Alagoano Por Categorias 2022, e foi campeão da Copa Monteiro Lobato 2022. Este último o credenciou para disputa da Copa Brasil.