Esportes

Argentina vai encarar Austrália, e França pega Polônia nas oitavas

Por Terra 30/11/2022 19h11
Argentina vai encarar Austrália, e França pega Polônia nas oitavas
Após vitória sobre poloneses, argentinos alcançaram a primeira colocação do Grupo C mesmo após zebra na estreia - Foto: Reuters

A Argentina conquistou a vaga para as oitavas de final da Copa do Mundo com maestria. Sem dar chances para a Polônia, o time chegou a perder um pênalti com Lionel Messi, mas conseguiu vencer por 2 a 0, com gols marcados por Mac Allister e Julián Álvarez. No outro confronto, o México bateu a Arábia Saudita, mas os poloneses ficam com a classificação.

Com os resultados dos dois jogos, a Argentina fica na liderança do Grupo C e vai enfrentar a Austrália, que ficou na segunda posição do Grupo D. Já a Polônia, que ficou logo atrás dos hermanos, vai jogar contra a França, líder da chave D.

Jogos das oitavas de final

Argentina x Austrália - sábado (3) - 16h
França x Polônia - domingo - 12h

Outros jogos das oitavas de finais já tinham sido definidos ontem (veja abaixo). Já o restante será confirmado entre quinta, 1º, e sexta-feira, 2. Vale destacar que Brasil e Portugal já carimbaram o passaporte para a próxima fase, e os próximos jogos só irão definir se eles avançarão em primeiro ou segundo em seus respectivos grupos.

Holanda x Estados Unidos - sábado (3) - 12h
Inglaterra x Senegal - domingo (4) - 16h

3ª rodada do Grupo C

Os primeiros tempos foram parecidos e terminaram sem gols. Já na segunda etapa, Argentina e México fizeram 2 dois gols para cima de Polônia e Arábia Saudita, respectivamente. Os mexicanos foram com tudo para o campo de ataque em busca da classificação, e tomaram um gol nos acréscimos. A vitória, no entanto, não foi suficiente para a Seleção do México avançar.

Eliminados

A Arábia Saudita fez história nessa Copa do Mundo ao bater a Argentina na estreia, mas não conseguiu manter o rendimento nas partidas seguintes e deixa a competição. O México começou empatando sem gols com a Polônia, com direito a pênalti defendido por Ochoa para cima de Robert Lewandowski. Quando pôde se aproximar da vaga e eliminar a Argentina, foi derrotado para o time de Messi.

Campanha da Argentina

A Argentina chocou o mundo em sua estreia ao perder de virada para a Arábia Saudita por 2 a 1. Logo depois, conseguiu duas vitórias sobre México e Polônia, levando a primeira colocação do Grupo C.

Campanha da Polônia

A Polônia sofreu, mas conseguiu a vaga. No primeiro jogo ficou no empate com o México, depois bateu a Arábia e perdeu para a Argentina. Mas se classificou no saldo de gols.

Retrospecto em Copas

A Argentina participa de sua 18ª edição da Copa, só não participou dos mundiais de 1938, 1950 e 1954 e 1970. Os sul-americanos venceram as Copas do Mundo de 1978 e 1986 e foram vice-campeãs em 1930, 1990 e 2014.

A melhor participação dos poloneses foi o terceiro lugar em 1974 e em 1982. Em 2022, estão em sua nona participação na Copa.