Esportes

Alagoas: torcedores já estão em ritmo de festa para primeira partida da seleção brasileira

Ruas, bares e restaurantes foram decoradas com as cores da bandeira e alagoanos já palpitam o resultado do jogo

Por Lucas França com Tribuna Hoje 24/11/2022 11h37 - Atualizado em 24/11/2022 15h04
Alagoas: torcedores já estão em ritmo de festa para primeira partida da seleção brasileira
Público começou a chegar na Praça Multieventos logo pela manhã - Foto: Edilson Omena

O Brasil estreia nesta quinta-feira (24), na Copa do Mundo no Catar, a seleção de Tite vai enfrentar a Sérvia, no Estádio de Lusail, pela primeira rodada do Grupo G da Copa do Mundo, às 16h pelo horário de Brasília. Em Alagoas, os torcedores já estão em ritmo de festa desde início da manhã. 

Com bandeiras, camisas da seleção, apitos e outros adereços, os alagoanos já estão ‘tomando’ às ruas de Maceió para torcer pela seleção brasileira.

Algumas ruas de capital foram decoradas e ganharam as cores da bandeira. No Bairro Ponta da Terra, especificamente na Rua Luiz Campos Teixeira, os moradores se reuniram e fizeram uma cotinha para arrecadar dinheiro e enfeitar a rua. Eles compraram tintas e bandeirinhas para deixar o local no ritmo da Copa do Mundo. “Em toda Copa a gente enfeita a rua – isso virou tradição para nós moradores. Queríamos mesmo era alugar um telão para esse momento, mas como isso é muito caro, cada morador coloca sua televisão na porta e faz a festa torcendo por nossa seleção’’, disse um morador.

Ponta da Terra, Maceió (Foto: Edilson Omena)



Bares e restaurantes da capital também já estão preparados para receber o torcedor. Telões foram instalados para ninguém perder um lance deste primeiro jogo.

E a expectativa dos torcedores alagoanos para este jogo são as melhores possíveis. Alguns já até fazem palpites. Para a vendedora Rayane Mayra, a partida será: Brasil 3 x 0 Sérvia. “Serão dois gols do Neymar e um do Thiago Silva. A seleção fará um bom desempenho nesse primeiro jogo. Estou na torcida, porém não muito confiante no hexa’’, disse.

Já o comerciante Diego Moraes acredita que não tão fácil assim para seleção brasileira, mas ele está confiante no hexa. “Em relação à partida de hoje, não será tão fácil como muitos torcedores acreditam. Para mim, essa é uma das partidas mais complicadas nesta rodada. Nossa seleção está encontrando os sérvios novamente, pois há quatro anos na Rússia já enfrentamos eles na primeira fase. O Brasil venceu por 2 x 0 com gols do zagueiro Thiago Silva (que faz parte da atual seleção) e do volante Paulinho. Porém, eles levaram a melhor na final do Campeonato Mundial sub-20 de 2015 (Nova Zelândia). A Sérvia ganhou por 2 a 1, na prorrogação. E deste elenco vitorioso eles ainda contam com sete jogadores. Ou seja, tudo pode acontecer’’, ressalta o torcedor.

FUTEBOL E MÚSICA

Em Maceió, na Praça Multieventos, a prefeitura espalhou telões para que os torcedores possam acompanhar aos jogos. Após o jogo desta quinta-feira (24), haverá shows de Parangolé, Bora-Bora e Batata. Além da Praça Multieventos, na Praia de Pajuçara, os maceioenses poderão contar também com muita música e a transmissão dos jogos nos bairros do Benedito Bentes (Praça Pe. Cícero) e no Vergel do Lago (Rua Aberta).

A estreia dos telões será nesta quinta-feira (24), às 16h, com a transmissão do 1° jogo do Brasil, que enfrenta a Sérvia. Depois, será a vez de Brasil x Suíça, no dia 28 de novembro, às 13h; Brasil x Camarões, no dia 2 de dezembro, às 16h.

Pajuçara (Foto: Edilson Omena)



A programação completa você confere no https://maceio.al.gov.br/notic... animação e torcida pela seleção não é apenas na capital, no interior de Alagoas, ruas também foram enfeitadas, assim como bares e restaurantes, que inclusive oferecem promoções especiais aos clientes.

A estudante universitária, Luana França, moradora de Paulo Jacinto no Agreste de Alagoas acredita na vitória do Brasil e disse que gostou da convocação de Tite, mas ela faz um adendo ‘ faltou o Gabi Gol’. “Acredito que todos os brasileiros estão com uma expectativa boa para este e demais jogos. Nessa partida acho que Brasil 3 x 1 Sérvia. A convocação foi boa, mas não tem muita sintonia. Porém, temos que torcer até o último minuto. Espero que esteja errada, e que o hexa venha, afinal somos a melhor do mundo com cinco Copas conquistadas. No entanto, acho que conseguiremos chegar até as quartas de finais’’, avalia.

ESCALAÇÃO

Nessa quinta-feira (23), em uma entrevista coletiva, Tite evitou confirmar a escalação que mandará a campo hoje, mas deixou claro que as variações táticas são aquelas conhecidas do torcedor. A principal dúvida é se o técnico escalará o meio-campo com Fred junto de Casemiro e Paquetá (como fez na maior parte dos últimos jogos) ou se repetirá a estratégia adotada na vitória por 3 a 0 sobre Gana, em Le Havre (França), no último dia 22 de setembro, com Neymar no papel de principal articulador de jogadas e um trio ofensivo à frente, com Vinícius Júnior titular ao lado de Raphinha e Richarlison.

Mas é possível que para este jogo, o Brasil terá: Alisson; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro, Lucas Paquetá e Neymar; Vinícius Júnior (Fred), Richarlison e Raphinha. Deles, apenas Alisson, Danilo, Thiago Silva, Casemiro e Neymar já atuaram em uma Copa do Mundo. Marquinhos foi convocado em 2018, mas ficou no banco.

Tite evitou confirmar a escalação que mandará a campo hoje, mas deixou claro que as variações táticas são aquelas conhecidas do torcedor (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)



Na Sérvia, o técnico Dragan Stojkovic confirmou que terá Alexsandar Mitrovic à disposição, recuperado de uma contusão no pé sofrida no fim de outubro. O atacante do Fulham (Inglaterra) é a maior aposta ofensiva do time europeu, com nove gols em 12 jogos na temporada. O treinador, porém, admitiu que Filip Kostic é dúvida, já que o meia ainda não está 100% recomposto de uma lesão que sofreu defendendo a Juventus (Itália).