Esportes
Copa soma quase 65 minutos de acréscimos em apenas quatro jogos
Fifa já havia avisado seleções de que haveria maior tempo de acréscimos na Copa do Mundo no Catar

Uma cena tem chamado a atenção no início da Copa do Mundo do Catar: o número de acréscimos nos jogos. Ao todo, nos quatro primeiros jogos do torneio, foram dados 64 minutos e 55 segundos de acréscimo, o que corresponde uma média de 16 minutos e 14 segundos por jogo. Os números causaram surpresa, mas têm uma explicação.
Em entrevista antes do início da Copa do Mundo, o chefe de arbitragem da Fifa, Pierluigi Collina, deixou claro que foi uma orientação passada aos árbitros, mostrando que era uma prioridade diminuir a quantidade de tempo perdido nos jogos. Ele revelou que as seleções presentes no Catar foram avisadas de que os acréscimos aumentariam em consequência disso.
- Comemorações podem durar entre um minuto e um minuto e meio. É fácil perder três, quatro ou cinco minutos. Isso precisa ser compensado no fim. Não podemos achar normal que o jogo tenha 42, 45 minutos de bola rolando. Na Copa da Rússia foi normal vocês verem o quarto árbitro levantar a placa indicando 7, 8, 9 minutos de acréscimo. Nós queremos ver a bola em jogo - disse Colina.
Jogos têm atendimentos longos em campo
Com o escrutínio maior da arbitragem em relação aos minutos perdidos, os jogos da Copa do Mundo nesta segunda-feira também tiveram eventos que colaboraram para o número elevado de acréscimos.
Aos 7 min do 1º tempo - Goleiro do Irã se choca com zagueiro, é atendido e jogo é para
No jogo entre Inglaterra e Irã, por exemplo, o goleiro iraniano Beiranvand foi atendido em campo durante oito minutos, após um choque com um companheiro. Ele tentou continuar, mas logo na sequência caiu pedindo substituição. Por conta disso, foi o jogo com o maior número de acréscimos no Mundial do Catar, com incríveis 27 minutos e 1 segundo, no total. Confira na tabela abaixo.
Acréscimos na Copa do Mundo de 2022
Catar 0 x 2 Equador- 10min e 22s
Inglaterra 6 x 2 Irã- 27min e 01s
Senegal 0 x 2 Holanda- 12min e 43s
Estados Unidos 1 x 1 País de Gales- 14min e 27s
Fonte: Espião Estatístico
A partida entre Estados Unidos e País de Gales também teve um tempo extra relevante. O árbitro catari Al Jassim Abdulrahman deu 14 minutos e 27 segundos no jogo, somando os acréscimos dos dois tempos regulamentares.
Sandro Meira Ricci analisa
Para Sandro Meira Ricci, comentarista de arbitragem da Globo, está havendo um exagero nos acréscimos dados nos jogos da Copa do Mundo.
- Não é comum, ainda mais em jogos de Copa do Mundo. Estou achando um pouco exagerado. Se você for cronometrar, é claro que tem justificativa para dar 10 minutos. Mas não é assim que funciona, então estou achando muito estranho.
Segundo Meira Ricci, a Fifa sempre cobra maior agilidade na prevenção contra os minutos perdidos.
- A Fifa cobra dos árbitros prevenção e atitude. Antes de falar "dê os acréscimos necessários", na minha cabeça funciona da seguinte maneira: "vamos agilizar o jogo, ter atitude para não demorar tanto no reinício, não deixar o pessoal fazer cera".
Mais lidas
-
1Estudo
Pesquisadora alagoana descobre nova espécie de parasita no Cerrado e coloca Brasil no mapa da ciência mundial
-
2Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
3Teia de segredos!
Final explicado da série 'Cilada': crime e conspiração revelados
-
4Em Maceió
Justiça do Trabalho suspende cobranças da Cassi contra ex-funcionária do Banco do Brasil
-
5Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?