Esportes

Copa do Mundo amplia vínculos entre as pessoas

Essa união é a característica da humanidade que representa sobrevivência e pertencimento

Por Assessoria 21/11/2022 16h44
Copa do Mundo amplia vínculos entre as pessoas
O evento é um dos mais aguardados por quem vive e ama o futebol, sobretudo no Brasil - Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Eventos esportivos são conhecidos por promoverem a união, já que conseguem juntar pessoas de todos os tipos para torcer por seus times ou atletas favoritos. Essa vontade de estar junto não é diferente na Copa do Mundo, que começou neste domingo, 20, no Qatar. O evento é um dos mais aguardados por quem vive e ama o futebol, sobretudo no Brasil.

“As Copas têm uma representação cultural e universal de comemoração e confraternização. Apesar de estarmos vivendo momento de divisão no país, com a camisa da seleção sendo motivo, para alguns, de aversão por questões partidárias, acredito que o espírito dos jogos e das confraternizações sobressai neste momento”, destaca a professora Karolline Helcias, coordenadora do curso de Psicologia do Centro Universitário Tiradentes (Unit Alagoas).

Como a regra do jogo é se divertir e torcer pela equipe do seu país, a Copa do Mundo ganha grandes proporções no país que tem o futebol como paixão nacional. “Esses momentos oportunizam a interação, diversão e lazer para aqueles que encontram tanto no esporte, como nas comemorações esportivas, uma forma de driblar o estresse, de se distrair e sair da rotina, já que para nós, seres humanos, a socialização e interação tem uma grande importância”, explica a coordenadora.

Karolline destaca que a união na humanidade representa os grupos aos quais fazemos parte, ou seja, uma identidade e coletividade. “Para a humanidade, essa unidade representa sobrevivência, para que possamos nos identificar e sentir pertencentes a algo. Isso é refletido nesses momentos de Copa do Mundo, nos quais países compartilham de uma identidade, cultura e histórias, sendo mostrados e defendidos nos momentos das disputas esportivas”, finaliza.