Esportes

Alagoas tem um novo campeão nas águas e nas pistas

Arthur Sarmento vai representar o Estado no Mundial de Aquathlon na Espanha

Por Junior de Melo – editor de esportes com Tribuna Independente 12/11/2022 08h23
Alagoas tem um novo campeão nas águas e nas pistas
Nado em mar aberto deve ser aprimorado com a sequência de treinos - Foto: Arquivo Pessoal

Os caminhos de um campeão dificilmente são traçados sem pedras ou outros obstáculos. Mudar de esporte e ser bem-sucedido é uma tarefa para poucos. O sonho do alagoano Arthur Sarmento era ser um craque do futebol. Inclusive jogou no CRB e até o Palmeiras.

Mas algumas lesões comprometeram a carreira e o impossibilitaram de ir mais longe. Isso não desmotivou Arhur. Literalmente mergulhando fundo, ele descobriu aptidão para outro esporte: a natação.

Começou os treinamentos e os resultados de imediato já estavam aparecendo. Inicialmente a conquista de duas etapas do campeonato alagoano de águas abertas na categoria Sênior. Aliado aos treinamentos de natação, Arthur teve a iniciativa de treinar também corrida. Uma grata surpresa.

QUARTO COLOCADO

Com fôlego de campeão, o atleta se desbravou a competir no Aquathlon, modalidade que une natação e corrida. Mês passado (outubro) surgiu a oportunidade da disputa de um campeonato brasileiro de Aquathlon.

Para alegria de Alagoas, Arthur foi quarto colocado, entre as maiores feras do esporte. “O campeonato brasileiro de Aquathlon 2022 foi realizado em Olinda e reuniu atletas de alto nível de todo o Brasil. A disputa na minha categoria (20 a 24 anos) foi acirrada, consegui sair da natação em 1º lugar, infelizmente fui ultrapassado na corrida e terminei com 4ª colocação. Estavam em disputa cinco vagas para o mundial e eu consegui a classificação. Voltei pra Maceió muito satisfeito, porém, sabendo que preciso melhorar meu ponto fraco que ainda é a corrida”, explicou.

Para seguir o sonho, a receita agora é treinar e buscar patrocinadores para disputar o mundial. A reportagem da Tribuna Independente conversou com Arthur, sobre esse grande desafio que será vestir a camisa do Brasil na disputa planetária que acontece em 2023 na Espanha.

“Iniciei no esporte através do meu treinador de corrida, Deco Agra, que também é atleta e também participou do campeonato brasileiro de Aquathlon. Tenho como meu maior motivador o meu pai, Demócrito Sarmento, que é fã de esporte e está sempre me incentivando a seguir em frente. Também conto com o apoio do meu treinador de natação, Henrique Costa, que faz um excelente trabalho e me passa muita confiança. As maiores dificuldades, não só pra o Aquathlon, mas para a maior parte dos praticantes de modalidades voltadas para o atletismo é a falta de incentivo. Eu estou à procura de patrocinadores e incentivadores que tenham interesse em apoiar o esporte e estampar a sua logomarca na minha camisa e bandeira que serão expostas e divulgadas durante a preparação e no campeonato mundial”.

FERAS

De olho nos melhores, Arhur fala quem são as feras do esporte. “Os atuais campeões mundiais de Aquathlon são Márk Dévay da Hungria e Céline Kaiser da Alemanha. Esses são os caras que precisamos nos espelhar. Independente de qual seja o esporte, a prática esportiva é muito prazerosa. Eu particularmente gosto muito do contato com a água do mar e me sinto confortável nadando.

Os maiores adversários do alagoano hoje são locais. “Meu maior adversário é a rotina, sou estudante de medicina e é preciso muito foco e disciplina para conseguir manter uma dieta regrada, cumprir a programação de treinos e ter um bom desempenho acadêmico. Espero fazer uma grande competição e voltar com um excelente resultado. Sabendo que é uma competição de nível mundial, preciso fazer meu melhor nesses seis meses de preparação e chegar na Espanha no melhor condicionamento possível”.

Os custos para chegar na Espanha são altos. Para representar nosso Estado, Arthur lançou uma rifa, que ajudará nas despesas.

“A rifa custa R$ 10 e tem o intuito de adquirir recursos para me ajudar a arcar com os custos da viagem. O comprador faz o pagamento por via pix e recebe o número para o sorteio por via WhatsApp. O sorteio será realizado no dia 31 de janeiro e estará premiando os três primeiros vencedores. O 1º vencedor receberá R$ 500, o 2º receberá 300 e o 3º vencedor receberá 200. O Pix é o meu CPF (10078805465). Meu telefone para contato é (82) 998052163. Quem quiser colaborar com a compra da rifa, entra em contato e recebe o número para o sorteio”, destacou.

TALENTO

O universo de atletas com talento, e com pouca ajuda para desenvolver suas habilidades, é imenso. E Arthur se enquadra nele com a vontade gigante de ser o primeiro do mundo.

“Se tivesse mais apoio, com certeza iria mais longe. Tenho pouco tempo no esporte e já consegui grandes resultados. Acredito que como se trata de um campeonato mundial e eu sou o único representante do estado de Alagoas, a secretaria de esporte, lazer e juventude poderia ajudar de alguma forma. As pessoas podem colaborar com a compra da rifa ou com o patrocínio, estampando sua logomarca na minha camisa e bandeira para ser divulgada na preparação e no mundial. Meu grande sonho é conseguir me manter no esporte em meio a tantas dificuldades e poder me formar em medicina para atuar na profissão, podendo colaborar com a sociedade salvando vidas e trazendo um atendimento de qualidade à população”, finalizou.