Esportes

Campeonato Alagoano de futebol de 2023 começa em 11 de janeiro

Regulamento será o mesmo deste ano com participação de oito clubes: Aliança, ASA, Coruripe, CRB, Cruzeiro, CSA, CSE e Murici

Por Editoria de Esportes com Tribuna Independente 02/11/2022 11h48
Campeonato Alagoano de futebol de 2023 começa em 11 de janeiro
Reunião do Conselho Arbitral do Campeonato aconteceu em um restaurante no Maceió Shopping - Foto: Júnior de Melo

A bola vai rolar. 2023 já chegou para Federação Alagoana de futebol, que anunciou ontem de forma oficial para imprensa e dirigentes o modelo de disputa do Campeonato Estadual. O arbitral esse ano ocorreu Five Sports Bar, no Maceió Shopping, com a participação de ASA, CRB, Cruzeiro-AL, CSA, CSE, Desportivo Aliança, Murici e Coruripe, campeão da Segunda Divisão deste ano.

A novidade deste ano é que o estadual começa mais cedo, até porque, com a Copa do Mundo, CRB e CSA vão dar férias em novembro. De acordo com o que foi definido no arbitral, o Alagoano será aberto 11 de janeiro - o de 2022 começou em 19/01 - e tem final prevista para 9 de abril.

A fórmula de disputa de 2022 foi mantida, com um turno único na fase de classificação, semifinal e decisão. Após o término da primeira fase, o time com menor pontuação será rebaixado. Os clubes podem contratar jogadores até o fim da primeira fase, a sétima rodada, e os cartões serão zerados quando começar a semifinal.

Não haverá mais a disputa pelo terceiro lugar. O time melhor classificado, contando com a semifinal, ficará na terceira posição e vai disputar seletiva com o campeão da Copa Alagoas para decidir uma vaga na Copa do Brasil.

Hoje a maior preocupação é com a iluminação dos estádios e também com os gramados. “Todo início de campeonato a gente começa esperançoso e empolgado para tentar fazer um melhor estadual a cada ano. A nossa fórmula de disputa é simples e objetiva. Temos alguns desafios postos, um deles é melhorar nossa infraestrutura. A gente tem um problema muito bem identificado, que é a questão da iluminação, e a gente tem que enfrentar. Não dá para mudar as coisas do dia para noite, mas vamos criar um período de adequação mínima para superar isso num futuro próximo”, explicou o presidente Felipe Feijó.

O gramado do Estádio Rei Pelé será renovado. O Secretário de Esportes, Lazer e Juventude de Alagoas (Selaj), Charles Hebert conversou com a Tribuna e detalhou como será o cronograma de obras.

“Próxima segunda (dia 7), a gente já começa a retirada do gramado antigo, da drenagem e do novo sistema de irrigação. Uma reforma grande, de 50 dias, que não prejudica a temporada 2023, hoje nossa drenagem é a mesma desde a fundação em 1970, a empresa que foi licitada é a melhor do mundo, é a mesma que fez gramado, drenagem e irrigação da Copa do Catar”, disse Charles. O objetivo é que o gramado do Rei Pelé volte a ser uma referência nacional.

De acordo com a previsão de Charles Hebert, o Rei Pelé já vai contar com o novo gramado na rodada de abertura do Campeonato Alagoano da próxima temporada.