Esportes

CBF confirma convocação para a Copa do Catar em 7 de novembro

Lista com 26 nomes será divulgada pelo técnico Tite na sede da entidade, às 13h

10/10/2022 14h25
CBF confirma convocação para a Copa do Catar em 7 de novembro
Copa do Mundo - Foto: Rhet Williams / Unsplash

Faltando pouco mais de um mês para a Copa do Mundo, as definições em torno do calendário em torno da competição, onde o Brasil é um dos favoritos nas apostas do betano código promocional, começam a ganhar forma.

Nesta semana, ficou definido que a Seleção Brasileira será convocada para o Mundial do Catar no dia 7 de novembro. O técnico Tite anunciará a lista dos 26 jogadores no auditório da sede da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, às 13h.

Como de costume, após o anúncio da lista haverá entrevista coletiva com Tite e membros da comissão técnica da Seleção Brasileira. Será, portanto, a definição da lista final com os jogadores que estarão em campo no dia 24 de novembro, diante da Sérvia, às 16h, na estreia da Copa.

A equipe brasileira já está praticamente definida pelo técnico Tite e algumas poucas posições ainda ostentam vagas em aberto. Em boa parte delas, o treinador já definiu quais são seus nomes preferidos para estar no Catar.

O Brasil vem de duas boas exibições, contra Gana e Tunísia, com goleadas e ótimo futebol apresentado. Apesar de não estarem no mesmo nível da equipe canarinho, as duas seleções africanas estarão na Copa e, a depender dos resultados da primeira fase, podem enfrentar o Brasil já nas oitavas de final.

Há algumas semanas, o auxiliar-técnico César Sampaio, que faz parte da comissão de Tite, afirmou que a lista para a Copa estava 80% fechada. A revelação foi feita durante conversa com o ex-jogador Denilson, campeão do mundo em 2002 e que apresenta um podcast.

"Não está fechada (a lista de convocados). Ela está estruturada, posso dizer que tem 80% dos nomes", disse o auxiliar.

Ele complementou. "Tem essa concorrência interna nas posições, a gente não pode fechar. Eu acho difícil surgir um cara que ninguém viu, que vá fazer jogos num espaço de tempo curto para vir surpreender a todos nós. Acho difícil estar nos 50. Mas a (lista) de 26 ainda não está fechada", ponderou.

A lista de 50 nomes citada por César Sampaio faz parte de uma lista de atletas que será divulgada no dia 21 de outubro, com 55 nomes. Essa "pré-lista" serve para alertar os clubes de quais jogadores podem ser convocados para disputar o mundial.

A lista com 26 nomes será extraída da lista com 55 nomes.

Informalmente, o que se conversa é que Tite tem algumas poucas indefinições. Uma delas está na lateral-direita, já que o experiente Daniel Alves não tem jogado com frequência no Pumas, do México. Com isso, Tite deve levar Danilo, da Juventus, e improvisar Eder Militão, zagueiro do Real Madrid, na função.

Outra dúvida está no ataque. Vini Jr, Neymar e Richarlison estão garantidos. Outros nomes disputam as vagas restantes, como Gabriel Jesus, Pedro, Anthony, Rodrigo, Matheus Cunha, Roberto Firmino e Gabigol. Todos têm chance.