Esportes

Alagoana Marta ganha estátua de cera no Museu da Seleção Brasileira

Marta já foi eleita melhor jogadora do mundo 6 vezes

Por Globo Esporte 08/09/2022 16h36 - Atualizado em 08/09/2022 16h45
Alagoana Marta ganha estátua de cera no Museu da Seleção Brasileira
Marta ao lado de sua estátua de cera - Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Marta, maior artilheira do Brasil, foi eternizada com uma estátua de cera no Museu da Seleção Brasileira, na sede da CBF.

A peça foi um trabalho realizado por mais de 25 artesãos de Londres, que também confeccionam as estátuas do Madame Tussauds, mais famoso museu de cera do mundo fundado na Inglaterra no século 19 e com filiais em várias cidades pelo planeta. Pesando 30 quilos e em tamanho real, a estátua da Marta marca uma homenagem digna ao maior ídolo feminino do futebol.

Marta esteve presente na inauguração da estátua, que também contou com a presença da técnica da Seleção, Pia Sundhage. O treinador do elenco masculino, Tite, junto com a comissão técnica prestigiou a inauguração.

A estátua ficou em construção por mais de um ano e Marta participou de todo o processo, aprovando as etapas e decidindo a pose oficial.

Em um local reservado apenas para ela, a estátua da Rainha Marta foi inaugurada no começo do museu. Agora, junto com a de Pelé, o maior acervo da Seleção contempla os dois maiores nomes do futebol, entre homens e mulheres.

Além da estátua, a jogadora de 36 anos recebeu, das mãos de Tite e Pia, uma placa em homenagem aos serviços prestados à Seleção.

Marta já foi eleita a melhor jogadora do mundo seis vezes, sendo a brasileira com o maior número de premiações desse tipo. A jogadora ainda é a maior artilheira da história da seleção brasileira, maior artilheira da história dos Jogos Olímpicos e da Copa do Mundo.