Esportes

Conmebol multa Boca Juniors por gestos racistas de torcedores em jogo contra o Corinthians

Clube argentino terá de pagar multa de 100 mil dólares e cumprir protocolos contra novos atos de racismo no jogo contra o Timão, desta vez pelas oitavas de final do torneio sul-americano

Por globoesporte 25/06/2022 17h01
Conmebol multa Boca Juniors por gestos racistas de torcedores em jogo contra o Corinthians
Torcedor do Boca imita macaco em direção à torcida do Corinthians - Foto: Reprodução

A Conmebol multou o Boca Juniors em 100 mil dólares (R$ 524 mil na cotação atual) por gestos racistas dos seus torcedores na partida contra o Corinthians, na Bombonera, pela fase de grupos da Libertadores da América.

No dia 17 de maio, os dois times empataram por 1 a 1 pela quinta rodada da fase de grupos e diversos torcedores do clube argentino foram filmados imitando macacos nas arquibancadas.

Além da multa, o Boca terá de exibir uma faixa com os dizeres "Basta de Racismo" na entrada ao campo enquanto estiver perfilado no gramado da Bombonera para os protocolos antes da partida contra o Corinthians, marcada para o dia 5 de julho, válido pela volta das oitavas de final da Libertadores.

O Boca também terá de veicular a frase "Basta de Racismo" no telão da Bombonera duas horas antes até o fim do jogo, com exceção do momento de ações comerciais.

A Conmebol advertiu o Boca Junior para que, em caso de reincidência, o clube corre risco de ter a entrada de torcedores na Bombonera vetada parcial ou totalmente nos jogos válidos por competições sul-americanas.

O Boca Juniors pode recorrer da punição em até sete dias na Comissão de Apelações da Conmebol. Em maio, o clube argentino pagou 30 mil dólares (R$ 143 mil) por conta do torcedor que, na Neo Química Arena, foi detido após imitar macaco.

O Corinthians vinha pressionando a Conmebol nos bastidores cobrando uma punição severa da entidade para o clube argentino. O Timão enviou um material com a expectativa de uma restrição da entrada de torcedores na partida válida pelas oitavas de final da Libertadores. A decisão da Conmebol de apenas aplicar uma multa não agradou os dirigentes do time paulista.

Corinthians e Boca Juniors serão adversários nas oitavas de final da Libertadores. O jogo de ida será nesta terça-feira, às 21h30 (de Brasília), na Neo Química Arena. A volta, marcada para 5 de julho, às 21h30, será em La Bombonera.