Esportes

Após permanência de Mbappé, PSG terá transformação no clube

Decisões incluem demissão de dirigente brasileiro, troca de treinador e contratação de estrelas mundiais

Por Assessoria 01/06/2022 09h21 - Atualizado em 01/06/2022 15h18
Após permanência de Mbappé, PSG terá transformação no clube
Temporada do PSG poderia terminar ainda pior com a saída do principal jogador do time, o francês Mbappe - Foto: Tim Productions/Unsplash

Apesar do título do campeonato francês, temporada do Paris Saint-Germain não terminou da forma que a torcida queria. O grande objetivo — o título da Liga dos Campeões da Europa — mais uma vez ficou pelo caminho, após a eliminação para o Real Madrid, mesmo a equipe sendo uma das principais favoritas ao título em sítios como apostagolos.

A temporada poderia terminar ainda pior com a saída do principal jogador do time, o francês Mbappe, estrela da seleção francesa, campeão do mundo na Copa da Rússia em 2018 e eleito o melhor jogador do campeonato francês. O jogador, que esteve fortemente ligado ao Real Madrid, anunciou que vai permanecer em Paris e renovar seu contrato com o clube.

"Estou convencido de que aqui posso continuar crescendo em um clube que oferece tudo o que é necessário para atuar em alto nível. Também estou muito feliz por continuar a jogar na França, o país onde nasci, onde cresci e onde fiz o meu nome", disse o atleta ao anunciar o acerto.

A notícia, considerada uma das mais bombásticas do futebol mundial nos últimos tempos, coloca fim ao desejo do Real Madrid de contar com o jogador, cujo vínculo com o PSG se encerrava nas próximas semanas. O clube espanhol fez algumas propostas e estava esperançoso com o acerto. Mas, no fim, o atacante preferiu permanecer em Paris.

O atual presidente do Paris Saint Germain, Nasser Al-Khelaifi, foi um dos que mais comemorou o acerto e a renovação com Mbappe. Ele disse que a negociação sacramenta um futuro glorioso para o clube.

"O compromisso de Kylian com o PSG representa um marco incrível na história do nosso clube e um momento maravilhoso para nossos torcedores em todo o mundo. Desde o dia em que Kylian se juntou à nossa família, ele alcançou grandeza além de seus anos em todos os palcos. Ao se comprometer com o PSG, ele será a base do futuro do nosso clube dentro e fora de campo", disse Al-Khelaifi.

A renovação de contrato faz com que Mbappe tenha vínculo com o PSG até 2025. Os números do negócio, como de hábito, são mantidos sob sigilo, mas a imprensa mundial tem conseguido desvendar alguns mistérios. O portal "EuroSport" destaca que os parisienses abriram os cofres na tentativa de demover o francês da ideia de jogar no Real Madrid: 300 milhões de euros apenas em luvas, além de um salário de 100 milhões de euros por ano.

Além de renovar com sua maior estrela, hoje mais importante do Messi e Neymar no elenco, o PSG também pretende fazer alterações significativas para turbinar o clube e conseguir conquistar títulos relevantes. Esse também teria sido um pedido feito por Mbappe para renovar com um clube: um projeto esportivo vitorioso e em nível global.

Por isso, o brasileiro Leonardo, que ocupa a função de diretor esportivo do PSG atualmente, deve deixar o clube nas próximas semanas. Ele está na posição desde 2019 e é o responsável pelos negócios que envolvem a equipe, entre contratações, rescisões e renovações de contrato.

Outro que deve deixar o clube francês é o técnico Mauricio Pochettino. O treinador nunca caiu nas graças da torcida, e as críticas só aumentaram ao longo da temporada, já que ele nunca conseguiu arranjar um modo para que Messi, Neymar e Mbappe jogassem juntos e de forma satisfatória.

Para o lugar dele, o principal sonho é Zinedine Zidane, mas o francês, que já dirigiu o Real Madrid, aguarda o fim da Copa do Mundo com a esperança de ser o novo técnico da seleção nacional, já que Didier Deschamps já anunciou que pretende deixar o cargo após o Mundial do Catar, em dezembro.

Se alguns estão saindo, outros devem chegar, sobretudo entre os jogadores. Reforçar o elenco é primordial e algumas especulações já rondaram. João Félix, do Atlético de Madrid, e o brasileiro Richarlison, do Everton, foram alguns dos especulados. Paul Pogba, que está de saída do Manchester United, também foi sondado, mas o jogador está próximo de acerto com a Juventus.