Esportes

CBF quer cobrar empresa que organiza amistosos por cancelamento de jogo contra a Argentina

Partida que seria disputada em junho na Austrália chegou a ser anunciada oficialmente, mas não será realizada

Por Martín Fernandez e Raphael Zarko / globoesporte 24/05/2022 18h02
CBF quer cobrar empresa que organiza amistosos por cancelamento de jogo contra a Argentina
Lucas Paquetá passa por Messi durante Argentina e Brasil - Foto: Lucas Figueiredo / CBF

A CBF pretende cobrar da Pitch, empresa inglesa com quem mantém contrato para organização de amistosos, o valor de US$ 1,5 milhão (R$ 7,2 milhões na cotação atual) pela não realização do jogo contra a Argentina, que seria no dia 11 junho, na Austrália.

A partida chegou a ser anunciada oficialmente pelos australianos, que abriram venda de ingressos. No dia 11 de maio, quando Tite convocou a Seleção para as amistosos de junho, a partida foi cancelada.

Com o cancelamento do jogo, a seleção brasileira vai fazer apenas dois amistosos na janela de junho: contra a Coreia do Sul, no dia 2, em Seul, e contra o Japão, no dia 6, em Tóquio.

No dia seguinte, apesar de ainda estar dentro do período em que os clubes são obrigados a ceder os jogadores para seleções nacionais, os atletas serão dispensados.

"Jogo da Anvisa" é incógnita

Além desse amistoso desmarcado em junho, Brasil e Argentina têm pendente o jogo pelas Eliminatórias – que foi interrompido em 5 de setembro de 2021 quando agentes da Anvisa invadiram o gramado da Arena Corinthians para notificar quatro jogadores argentinos que violaram regras sanitárias.

A Fifa decidiu que este jogo precisa ser disputado e marcou a data de 22 de setembro. A entidade também informou que a CBF – por ser a mandante da partida – tem até o dia 22 de junho para informar o local.

Mas existe a possibilidade de que esse jogo não seja realizado, por causa de recursos a serem apresentados tanto pela Argentina quanto pelo Brasil. A AFA anunciou formalmente que iria recorrer ao TAS (Tribunal Arbitral do Esporte) para pedir os três pontos da partida e não precisar entrar em campo.

Nesta terça-feira, em entrevista coletiva na sede da CBF, o presidente Ednaldo Rodrigues também deixou claro que quer os pontos daquela partida contra a Argentina.

– Os recursos que couber, a CBF vai fazer. O Brasil entrou em campo para jogar. O Brasil quer os pontos para moralizar, para respeitar as leis e as regras – declarou.

Caso o jogo venha a ser mesmo realizado, ainda há uma discussão dentro da CBF sobre o local dessa partida

– Temos entrosamento com a comissão técnica e isso vai ser avaliado junto com eles em relação à logística, em relação à liberação dos atletas, isso pesa muito.