Esportes

Secretário-geral da Federação Espanhola de Futebol participa do II Congresso Olímpico Brasileiro

Andreu Camps também é diretor do curso de mestrado do COI e falará sobre gestão esportiva no evento

Por Assessoria 22/02/2022 14h20
Secretário-geral da Federação Espanhola de Futebol participa do II Congresso Olímpico Brasileiro
Andreu Camps, secretário-geral da Federação Espanhola de Futebol - Foto: Assessoria

O espanhol Andreu Camps, secretário-geral da Federação Espanhola de Futebol e diretor do curso de Mestrado Executivo em Gestão de Organizações Esportivas do Comitê Olímpico Internacional, é mais uma atração internacional confirmada no II Congresso Olímpico Brasileiro. Em sua palestra, Andreu apresentará sua visão sobre a gestão esportiva no cenário atual. Organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), o Congresso Olímpico Brasileiro acontecerá nos dias 19 e 20 de março, em Salvador (BA).

“O esporte é um fenômeno sociocultural complexo. Desta forma, é fundamental uma visão ampla, com planejamento e gestão adequados e eficientes. Na palestra do professor Andreu Camps serão discutidos elementos de curto, médio e longo prazo relacionados à gestão esportiva. Esta é mais uma presença que enriquece a programação do II Congresso Olímpico Brasileiro e que certamente trará muitos aprendizados a todos os participantes”, comentou Soraya Carvalho, gerente do Instituto Olímpico Brasileiro, área de Educação do COB.

Nascido na cidade de Tortosa, Andreu Camps tem 51 anos e atua desde 2018 como secretário-geral da Federação Espanhola de Futebol. No Comitê Olímpico Internacional, é responsável por dirigir a versão em espanhol do Mestrado Executivo em Gestão de Organizações Esportivas. Formado em Direito e em Ciências e Atividades Físicas, também é professor de Gestão e Organização Desportiva na Universidade de Lleida, na Espanha. Membro do Tribunal de Apelação da Federação Internacional de Badminton, até 2017 o advogado fez parte da Corte Arbitral do Esporte.

Com o tema principal “Planejamento, um referencial de futuro para o Esporte Olímpico”, a segunda edição do Congresso Olímpico Brasileiro terá uma programação de 26 palestras de especialistas internacionais e nacionais, além de vivências, exposições e discussões sobre o futuro do esporte. Os ingressos são limitados e estão disponíveis em https://congresso.cob.org.br/inscricao.

Sobre o COB


O Comitê Olímpico do Brasil (COB) é uma organização não governamental, filiada ao Comitê Olímpico Internacional (COI), que trabalha na gestão técnica, administrativa e política do esporte nacional. A missão do COB é desenvolver e representar com excelência o esporte de alto rendimento do Brasil, trabalhando na melhoria de resultados esportivos do Time Brasil, elevando a maturidade de gestão do COB e Confederações filiadas e fortalecendo a imagem do esporte olímpico brasileiro. É dever do COB ainda proteger e promover os valores olímpicos em território nacional.

Ao longo de seus 107 anos de existência (fundado em 8 de junho de 1914), o COB já levou o Brasil à conquista de 150 medalhas em Jogos Olímpicos (37 de ouro, 42 de prata, 71 de bronze) e 37 medalhas em Jogos Olímpicos da Juventude (11 de ouro, 15 de prata e 11 de bronze).

Airbnb, Alibaba Group, Allianz, Atos, Bridgestone, Coca-Cola, Intel, Omega, Panasonic, P&G, Samsung, Toyota e Visa são Patrocinadores Olímpicos Mundiais (programa TOP do Comitê Olímpico Internacional). O COB tem o patrocínio das empresas: Peak, New On e XP - Patrocinadores Oficiais; Riachuelo - Apoiador Oficial; Boali - Fornecedor Oficial.

O COB possui também parceria com as Loterias Caixa, que, conforme previsto por lei, repassam 1,7% do valor apostado em todas as loterias federais do país para investimento no esporte olímpico brasileiro.