Esportes

Ex-treinador diz que Manute Bol tinha 50 anos quando jogava na NBA

Kevin Mackey confessou ter alterado a data de nascimento do jogador para que ele pudesse atuar na liga americana: 'Queria ter certeza de que era jovem o suficiente'

22/11/2017 10h31 - Atualizado em 27/05/2023 00h44
Ex-treinador diz que Manute Bol tinha 50 anos quando jogava na NBA
Manute Bol - Foto: AP

O jogador de basquete Manute Bol se aposentou em 1995, aos 32 anos, e aos 47, morreu após complicações de uma grave doença. Isso é o que consta em sua biografia, mas o ex-treinador, Kevin Mackey, tem uma versão diferente para essa história. Segundo o ex-técnico, é provável que Bol tenha jogado na NBA com a idade em que ele supostamente morreu, por volta dos 50 anos. Mackey revelou que foi ele quem escolheu a data de nascimento do registro do jogador para garantir que ele atuasse na liga americana.

- Escolhi a data de seu aniversário porque não sabia quantos anos tinha. Eu queria ter certeza de que era jovem o suficiente porque ele não tinha idade. Eu acho que já estava nos seus 40 anos. Mas não há maneira de saber realmente. Toda a porta atlética está aberta aos 19 anos, todas estão fechadas quando você tem 35. Ele provavelmente tinha 40 ou 50 anos na NBA.

O ex-treinador do Cleveland State contou que os responsáveis pelos documentos de imigração eram fãs do time universitário e tinham o hábito de comparecer em todos os jogos. De acordo com Mackey, eles o adoraram e queriam se resgaurdar porque Manute estava ganhando fama e publicidade. Sua foto estava em todos os jornais por ser um cara diferente de todos os outros jogadores.

Bol nunca jogou para Mackey no estado de Cleveland. O treinador foi acusado trazer ilegalmente jogadores africanos para jogar nos Estados Unidos e ganhou liberdade condicional no final da década de 1980. Em vez disso, o sul-suldanês jogou uma temporada na Universidade de Bridgeport, com uma média de 22,5 pontos e 13,5 rebotes por jogo no nível da Divisão II em 1984 e 1985, quando supostamente teria 22 anos.

Os Washington Bullets selecionaram Manute Bol no draft em 1985, quando acreditavam que ele tinha 23 anos. O africano jogou por 10 temporadas na NBA, passando pelos Bullets, Golden State Warriors, Philadelphia 76ers e Miami Heat. Bol se aposentou em 1995 e jogou brevemente no Qatar antes de parar completamente em 1998, devido a ataques de reumatismo em ambos os joelhos e pulsos. Ele morreu em 29 de junho de 2010 após resultado de complicações da síndrome de Stevens-Johnson (uma reação alérgica grave, que causa lesão da pele, olhos e mucosas).

Esta não é a primeira vez que a idade de Bol foi questionada. No passado, o ex-jogador Jayson Williams compartilhou uma história sobre seu companheiro de Sixers em um podcast. Bol começou a jogar para os Sixers em 1990 com 28 anos, mas Williams acredita que ele tinha duas vezes essa idade naquela época.

- Ele dizia que tinha 35 anos, mas eu costumava estar no banco olhando todos os círculos e cicatrizes em torno de sua cabeça. Eu perguntei um dia: "Manute, que cicatrizes são essas na sua cabeça?". E ele diz: "Bem, o homem branco perdeu meu certificado de nascimento na selva, então, a cada cinco anos, pego uma pedra e faço uma fatia em minha cabeça." Comecei a olhar para ele e contar as cicatrizes: "Manute Bol tem 55 anos" - contou.