Esportes

Guarani vence em Campinas e joga Santa Cruz para a zona de rebaixamento

Willian Rocha e Ewerton Páscoa marcam no início da partida e dão a vitória para o Guarani após quatro derrotas

Por Globo Esporte 19/08/2017 19h55
Guarani vence em Campinas e joga Santa Cruz para a zona de rebaixamento
Reprodução - Foto: Assessoria

A dupla de zagueiros do Guarani ofuscou a reestreia de Grafite pelo Santa Cruz. Com dois gols seguidos de cabeça, aos seis e aos oito minutos do primeiro tempo, Willian Rocha e Ewerton Páscoa garantiram a reabilitação alviverde na Série B do Campeonato Brasileiro. O placar de 2 a 0 no Brinco de Ouro, na tarde deste sábado, acaba com a série de quatro derrotas e sete partidas sem vencer do Bugre e joga o Santa Cruz para a zona de rebaixamento.

As equipes entraram em campo em baixa. O longo jejum deixou os dois lados em alerta. O Guarani se distanciou do G-4, enquanto o Santa se aproximou perigosamente da degola. Era hora de reagir. Noventa minutos depois - mais os acréscimos, a situação melhorou apenas para os paulistas, que tiveram oito mudanças entre os titulares - incluindo os heróis do dia e também a saída do ídolo Fumagalli. A crise ficou toda para o Santa.

Agora com 31 pontos, o Guarani subiu para o sexto lugar, de volta à briga pelo acesso - são três pontos de distância para o G-4. Na parte de baixo da tabela, o Santa Cruz caiu para a 17ª colocação, com 23 pontos, após a quinta derrota consecutiva e a sexta rodada sem vencer. O empate do Luverdense, que perdia de 2 a 0 para o CRB, tratou de ampliar o drama coral, empurrando a equipe para a zona de rebaixamento.

Os times têm uma semana para se preparar para o próximo jogo. O desafio do Guarani será em Florianópolis, contra o desesperado Figueirense, às 19h. Um pouco mais cedo, às 16h30, o Santa Cruz terá pela frente o CRB, no Arruda.

O jogo

Dois gols em oito minutos. Era tudo o que um pressionado Guarani precisava para aliviar a tensão no Brinco de Ouro. As cabeçadas certeiras de Willian Rocha, aos seis, e Ewerton Páscoa, aos oito, em cruzamentos precisos de Bruno Nazário, deram ao Bugre a tranquilidade que o time precisava. O Santa Cruz até teve mais posse no primeiro tempo, mas, com Grafite muito isolado na frente, pouco assustou Vagner. Do outro lado, Nazário ainda acertou a trave em contra-ataque bugrino.

Diante da necessidade, o Santa Cruz voltou do intervalo com uma postura mais agressiva. André Luís perdeu uma chance inacreditável logo no primeiro minuto. Bruno Paulo e Grafite também levaram perigo ao Vagner. Apesar da melhora dos visitantes e de não conseguir o ritmo do primeiro tempo, o Bugre manteve a partida sob controle, sem ter a vitória ameaçada em nenhum momento.