Esportes

Hamilton anota 66ª pole, supera marca de Senna e se aproxima de Schumacher

Inglês da Mercedes largará em primeiro pela quinta vez na temporada

Por Globo Esporte 24/06/2017 17h41
Hamilton anota 66ª pole, supera marca de Senna e se aproxima de Schumacher
Reprodução - Foto: Assessoria

O treino classificatório para o GP do Azerbaijão estará marcado na história como o dia em que Lewis Hamilton superou o número de pole positions de Ayrton Senna, anotando a 66ª da carreira, com o tempo de 1m40s593. O inglês largará na primeira colocação pela segunda vez consecutiva, quinta na temporada, e terá o companheiro de equipe Valtteri Bottas dividindo a primeira fila. Atrás dos carros da Mercedes estará a dupla da Ferrari, com Kimi Raikkonen em terceiro, e Sebastian Vettel, líder do campeonato, em quarto.

Entre a "segunda divisão" da Fórmula 1, Max Verstappen sairá em quinto, com as Force India na sequência, sendo Sergio Pérez o sexto e Esteban Ocon o sétimo. Tendo marcado seus primeiros pontos na categoria no GP do Canadá, Lance Stroll parece ter ganhado confiança, e superou Felipe Massa para ser o oitavo, enquanto o brasileiro foi o nono. Daniel Ricciardo, que bateu no Q3, causando uma bandeira vermelha, largará em décimo no grid em Baku.

A TV Globo transmite ao vivo o GP do Azerbaijão, neste domingo, com largada prevista para às 10h (Brasília). O GloboEsporte.com transmite as emoções da corrida em tempo real.

- Veja o resultado final do treino classificatório para o GP do Azerbaijão

(Imagem: Reprodução / Twitter - F1.com)

Q1

Assim que as luzes verdes acenderam para o início do treino classificatório, a Ferrari resolveu colocar seus dois carros na pista, enquanto as flechas de prata da Mercedes permaneceram nos boxes. Raikkonen foi o primeiro dos quatro melhores colocados do campeonato a anotar uma volta rápida: 1m43s419. O piloto finlandês permaneceu na primeira colocação até que Hamilton tomasse as rédeas do treino ao marcar a volta mais rápida do final de semana até então, com 1m41s983. Líder das duas primeiras sessões de treinos livres, Verstappen foi o segundo, com Raikkonen em terceiro, Ricciardo em quarto e Kvyat em quinto.

Eliminados no Q1:

16 ALONSO

17 GROSJEAN

18 ERICSSON

19 VANDOORNE

20 PALMER

Q2

Raikkonen mais uma vez foi o primeiro dos ponteiros a anotar uma volta rápida, com 1m42s114. As Mercedes vieram na sequência, e tanto Hamilton como Bottas superaram o tempo do finlandês da Ferrari, com o tricampeão assumindo o primeiro lugar: 1m41s275. Vettel se recuperou do desempenho ruim no Q1, e marcou o terceiro melhor tempo, em volta rápida de 1m41s911, porém, não conseguiu superar os carros da montadora alemã. Destaque para o jovem Lance Stroll, que foi o sétimo, enquanto o companheiro de equipe Felipe Massa ficou em nono.

Eliminados no Q2:

11 KVYAT

12 SAINZ

13 MAGNUSSEN

14 HULKENBERG

15 WEHRLEIN

Q3

O Q3 foi iniciado com apenas cinco equipes na disputa pela pole position: Mercedes, Ferrari, RBR, Williams e Force India. E foram os carros germânicos que ditaram o ritmo no início da parte final do treino classificatório. Os pilotos da Mercedes estavam tão bem, que mesmo com Bottas acertando de leve o muro, e Hamilton errando, ambos marcaram os dois melhores tempos, com o finlandês na frente. A sessão caminhava para o término, quando Ricciardo bateu com a parte esquerda traseira de sua RBR, causando uma bandeira vermelha com 3m33s para o fim. As luzes verdes foram novamente acesas, e Hamilton ainda teve tempo de assumir a ponta, marcando a 66ª pole dele na carreira, com 1m40s593.