Esportes

CBB anuncia fim de punição ao basquete brasileiro, mas apaga comunicado

Confederação havia sido suspensa pela FIBA em novembro do ano passado por conta de dívidas da gestão do ex-presidente Carlos Nunes

Por Esporte Interativo 21/06/2017 12h44
CBB anuncia fim de punição ao basquete brasileiro, mas apaga comunicado
Reprodução - Foto: Assessoria

A suspensão que ameaçava deixar o basquete brasileiro estagnado e sem a oportunidade de disputar competições internacionais deve ser revogada em breve. A decisão, tomada em uma reunião da Federação Internacional de Basquete nesta quarta-feira, caso seja confirmada, permitirá que as seleções brasileiras, masculina e feminina e de todas as categorias, disputem os torneios da Federação Internacional a partir de julho deste ano. O anuncio foi feito através de um comunicado do presidente Guy Peixoto e após alguns minutos foi retirado do ar (confira abaixo o comunicado na integra). A FIBA ainda não se posicionou sobre o assunto. Essa decisão já valeria para a Copa América que será disputado em três sedes (Uruguai, Colômbia e Argentina) e começa no dia 25 de agosto e vale vaga para o Mundial da categoria.

A Confederação Brasileira de Basquete havia sido suspensa pela FIBA em novembro do ano passado por conta de dívidas da gestão do ex-presidente Carlos Nunes. Os valores, que chegariam a pelo menos 17 milhões de reais fizeram com que o Brasil fosse suspenso de todas as competições internacionais organizadas pela Federação Internacional. Após uma série de denúncias e acusações de fraudes nas contas, Nunes deixou a presidência e Guy Peixoto, que venceu as eleições em março, assumiu o seu lugar.

A Copa América de 2017 já teve os grupos sorteados e, com a indefinição do futuro do Brasil, uma posição foi guardada para caso a decisão da suspensão se revertesse. Com a liberação do Brasil, a nossa seleção vai entrar no grupo A ao lado de Porto Rico, México e Colômbia. Cada grupo será disputado em uma cidade, o grupo do Brasil será em Medelin, na Colômbia. O vencedor de cada grupo se classificará para a fase final que será jogada em Córdoba, na Argentina.

 

"Carta aos amantes do basquete brasileiro,

Enfim, o dia 21 junho de 2017 chegou e todos nós, amantes do basquete brasileiro, tivemos a notícia mais aguardada e a primeira grande meta alcançada pelo time Transparência, ou seja, a Federação Internacional de Basketball (FIFA) anunciou o fim da suspensão aplicada, devido a falhas administrativas gestão anterior, a Confederação Brasileira de Basketball (CBB). Trata-se de um dia a ser comemorado, pois recoloca o Brasil em evidencia positiva e nos dá a chance de fazer ainda mais ações em prol do crescimento e desenvolvimento do esporte que tanto amamos.

Mesmo em meio à suspensão e na situação que encontramos administrativamente e financeiramente a CBB, nos primeiros 90 dias de gestão, a nossa diretoria realizou algumas ações imprescindíveis e alguns feitos importantes foram alcançados, tais como:

- contratação de uma empresa de auditoria interna

- reunião na FIBA, em Genebra (Suíça), que apontou três diretrizes de trabalho: governança, financeiro e competição- contratação de um consultor de mercado 

– Marcus Vinícius Freire, medalhista olímpico de vôlei e diretor executivo do Comitê Olímpico Brasileiro (COB)

- contratação de empresa especializada em marketing para pesquisa de valoração das propriedades da CBB e apresentação de um plano executivo para atuais patrocinadores e futuros

- contratação de empresas para captação de parceiros/patrocinadores- visita aos agentes esportivos 

– Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Ministério do Esporte e patrocinadores atuais (Nike e Eletrobrás)

- reunião com representante da LNB, da LBF e da NBA (com o compromisso de, acabada a atual temporada, revisão de contrato e conversa sobre planejamento)

- visita do representante da FIBA ao Brasil para acompanhar as ações da CBB- LNB encaminha carta ao Ministério do Esporte abrindo mão de competições das categorias de base

- discussão com Liga de Basquete Feminino (LBF) sobre organização das futuras competições

- um dos maiores patrocinadores esportivos do mercado nacional entrega carta de intenção de patrocínio em mãos ao representante da FIBA, aguardando que suspensão seja revogada para investir na seleção- liberação da Certidão Negativa de Débito (CND)

- assinatura de convênio para utilização do Centro de Treinamento do Clube Concórdia, em Campinas (SP)

- aquisição de um ônibus Mercedes-Benz personalizado para atender aos selecionados nacionais

- realização das copas regionais, que são as etapas classificatórias a Supercopa Brasil de Clubes- planejamento das competições interclubes de base, que serão realizadas no segundo semestre deste ano

- abertura das portas da CBB para todos os amantes do basquete

- ações que geraram um significativo corte de gastos aos cofres da CBB

E, com o fim da sanção, a expectativa é que outras coisas positivas e conquistas aconteçam em curto, médio e longo prazo, abrindo o caminho para o acerto com parceiros e patrocinadores. O mais importante é que seguiremos trabalhando para elevar o basquete nacional, contando com o indispensável apoio das federações estaduais, que são determinantes para o desenvolvimento da modalidade, especificamente na descoberta e lançamento dos novos valores.

Os próximos passos da nossa gestão são estes: retorno das verbas do COB, já pré-definidas pela Lei Agnelo Piva; negociação com patrocinadores, a começar pelo máster, seguida dos demais; reapresentação dos projetos para comissão da Lei de Incentivo ao Esporte; definição e contrato dos novos treinadores das várias seleções; lançamento de um novo site, com novo visual; plano de utilização do CT tanto na parte esportiva quanto na comercial; e andamento do projeto do futuro CT de Jundiaí.

Enfim, a Transparência seguirá como a nossa maior bandeira ao longo desta administração e vamos seguir contando com o apoio irrestrito dos AMANTES DO BASQUETE BRASILEIRO para que, livre da punição, possamos caminhar e alcançar patamares cada vez mais superiores, para: reconquistar o lugar de direito do basquetebol brasileiro.

Atenciosamente,

Guy Peixoto Jr

Presidente da CBB"