Esportes
Preliminar do Nordestão 2018 é confirmada para 24 e 31 de maio deste ano
Mudança vinha sendo especulada há alguns dias, mas agora está oficializada pela CBF; CSA aguarda adversário já que ainda existem vagas indefinidas

Agora é oficial! A CBF definiu por meio de ofício o que já vinha sendo especulado nos últimos dias. A fase preliminar da Copa do Nordeste de 2018 vai acontecer nos dias 24 e 31 deste mês, colocando em campo oito clubes que na nova divisão de vagas da competição não se garantiram diretamente no Nordestão do próximo ano.
Inicialmente, existia a expetativa de que esta nova fase preliminar só acontecesse perto da competição tradicional, mas a mudança foi acordada entre a CBF, a Liga do Nordeste e as federações nordestinas.
Pela nova regra do Nordestão - que volta a ter 16 clubes participantes -, têm vaga garantida na competição todos os campeões estaduais da região e ainda os vice-campeões de Bahia, Ceará e Pernambuco, confirmando 12 participantes.
Além deles, vão participar da fase preliminar os vice-campeões de Rio Grande do Norte, Alagoas, Paraíba, Maranhão, Sergipe e Piauí. Além dos terceiros colocados de Bahia e Pernambuco. Estes clubes vão ser divididos em dois potes e os confrontos vão sair de sorteios. Serão dois jogos e os classificados entram na fase de grupos que vai acontecer em fevereiro.
Estão garantidos nesta fase preliminar Treze (vice-campeão paraibano), Globo FC (vice-campeão potiguar), CSA (vice-campeão alagoano), Itabaiana (vice-campeão sergipano) e Flu de Feira (terceiro colocado baiano).
Nem todas as vagas estão definidas. Em Pernambuco, Santa Cruz e Náutico ainda disputam a terceira colocação do estadual e o resultado sai na próxima terça-feira. No Piauí, a final do campeonato só acontece no dia 17. Mas o caso mais grave é no Maranhão, que o campeonato está paralisado por causa de problemas na justiça desportiva.
Pelo ofício, as federações estaduais têm até o dia 18 de maio para indicar os participantes da fase preliminar.
Participação do CSA em 2017 terminou há menos de dois meses
O clube alagoano que vai disputar a fase preliminar para 2018 jogou a edição deste ano e foi eliminado na primeira fase. Em um grupo com Itabaiana, CRB e ABC, o CSA terminou em último lugar. Foram duas vitórias e quatro derrotas. A despedida ocorreu em 22 de março, em derrota para o ABC por 2x1, quando já não existiam chances de classificação para o time maceioense.
Após a decisão da CBF, o clube vai dividir as atenções da Série C, que inicia neste domingo em confronto contra o ASA, com a preliminar da Copa do Nordeste. Só após a definição das vagas restantes, o clube deve conhecer seu adversário por uma vaga no Nordestão de 2018.
Mais lidas
-
1Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
2Intervalo entre filmes
Fim épico ou fiasco? Velozes e Furiosos 11 está quebrando um recorde indesejado da franquia
-
3Copa do Brasil
CRB inicia venda de ingressos para partida em Maceió contra o Santos
-
4Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
5Borda do mapa
Dono de posto tem prejuízo de R$ 7 milhões com caso Braskem