Esportes

Tite cita 1982 como modelo e critica supervalorização de técnicos

Técnico reforça inspiração na equipe de Telê Santana e mostra conceitos que levaram o Brasil à Copa do Mundo da Rússia

Por Globo Esporte 08/05/2017 10h26
Tite cita 1982 como modelo e critica supervalorização de técnicos
Reprodução - Foto: Assessoria

Tite abriu a semana de palestras da CBF na manhã desta segunda-feira, na sede da entidade. O técnico voltou a citar a seleção brasileira de 1982, treinada por Telê Santana, como seu modelo de inspiração, e mostrou vídeos daquela equipe, eliminada pela Itália na Copa do Mundo. Em seguida, detalhou conceitos táticos que norteiam a montagem de sua equipe, líder das eliminatórias e única classificada para o Mundial de 2018, na Rússia, além do país-sede.

Considerado principal responsável por ter tirado o Brasil da sexta colocação em que estava quando assumiu no lugar de Dunga, em junho do ano passado, Tite também fez críticas à supervalorização dos treinadores no país.

– Nós somos supervalorizados. Não me ilude estarmos classificados para a Copa do Mundo, termos ganhado os nove jogos. Ficam falando "ele é o cara, ele é o cara...". Não é! Da mesma forma, ele passa a ser o culpado. Eu gostaria de viver num país em que os técnicos talvez ganhassem menos, mas tivessem mais estabilidade, e não ficassem num clube três meses em média, enquanto na Inglaterra a média é de 16 meses. O futebol precisa de início, meio e fim. Não queremos superexposição na mídia, queremos tempo para trabalhar – afirmou.

Ao falar das ideias de jogo que aplicou na seleção brasileira, Tite definiu futebol como o conjunto de três fatores: conceito, metodologia e gestão, com uma série de subdivisões em ataque e defesa, o que fazer em cada faixa do campo, modelos de marcação, relação do técnico com jogadores, comissão técnica, jornalistas e dirigentes.

Nas ilustrações com vídeos, Tite não usou apenas a seleção brasileira, mas também vídeos da Juventus, do Arsenal, do Barcelona e do Real Madrid.

Em sua mensagem final, Tite disse: "Vencer ao custo de ser o mais competente, merecer, e não a qualquer custo."