Esportes

Médico diz que estado do zagueiro Neto é "crítico" mas confia em recuperação

Diretor da Clínica San Juan de Dios lembra que jogador foi resgatado quase 12 horas após o acidente e mantém o otimismo

Por Globo Esporte 29/11/2016 16h55
Médico diz que estado do zagueiro Neto é 'crítico' mas confia em recuperação
Reprodução - Foto: Assessoria

Dos três jogadores sobreviventes da tragédia que vitimou quase todo o elenco da Chapecoense, o zagueiro Neto é quem inspira os maiores cuidados. Último a ser resgatado, quase 12 horas depois do acidente aéreo na madrugada desta terça-feira (horário de Brasília), ele chegou pela manhã na Clínica San Juan de Dios na cidade de La Ceja, na região de Antioquia, na Colômbia. Em entrevista ao canal colombiano "Telemedellín", o diretor médico do hospital, Guillermo Molina Mesa, disse que o seu estado de saúde ainda é crítico, mas aposta na força do defensor para continuar vivo e se recuperar.

– Paciente com hematoma craniano, não sabe se é fratura, e no abdômen e tórax. O estado dele é crítico, vamos esperar a evolução. No caso dele, foi encontrado vivo na madrugada, quando diziam que não havia mais sobreviventes. É um jogador com grande porte físico, aguentou o impacto, o inverno, o aguaceiro... Esperamos que com a tecnologia médica a capacidade do corpo resista ao procedimento cirúrgico – torceu, também esperando por mais sobreviventes.

– Esperávamos mais sobreviventes. Lamentavelmente morreram mais de 85% das pessoas. Mas estamos sempre alertas esperando que cheguem outras vítimas.

Na mesma clínica em que Neto se encontra está o jornalista Rafael Heinzel, que já passou por cirurgia e está em "estado respiratório estável", segundo o médico. Os demais sobreviventes estão espalhados por outros hospitais da região. O goleiro reserva Jackson Follmann está no Hospital de La Ceja e teve uma perna amputada, segundo informações do SporTV. E na Clínica Somer, na cidade de Rionegro, estão: a aeromoça Ximena Suárez e o técnico da aeronave Erwin Tumiri, ambos fora de perigo, além do lateral Alan Ruschel, que está sob cuidados intensivos.