Esportes

Após derrota, probabilidade do CRB subir para a Série A é de menos de 1%

De acordo com matemáticos da UFMG, situação é muito complicada para o Galo

14/11/2016 15h27
Após derrota, probabilidade do CRB subir para a Série A é de menos de 1%
Reprodução - Foto: Assessoria

De acordo com o site do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o CRB ainda respira na briga por uma vaga para a Série A de 2017. Segundo os matemáticos, dos seis times que brigam por três vagas, o Galo da Pajuçara é o que tem menos possibilidades. O alvirrubro alagoano tem apenas 0,88% de chances de acesso faltando dois jogos na competição, que serão contra Brasil de Pelotas fora de casa e Luverdense em Maceió. Apenas duas vitórias servem para o time que também precisa depender de grande combinação de resultados. A situação complicou bastante após derrota para o Paysandu no Rei Pelé.

Além do Galo, os clubes que brigam pelo acesso e suas respectivas probabilidades são: Avaí (97,6%), Vasco (97,3%), Bahia (83,9%), Náutico (15,4%) e Londrina (5,1%). O Atlético-GO é o único garantido em 2017 na Série A. O time goiano já conquistou o título no sábado.

O rebaixamento da Série B já está praticamente definido. Ao Sampaio Corrêa, primeiro rebaixado matematicamente, juntou-se o Tupi. As duas últimas vagas estão entra Bragantino (99,79%), Joinville (92,2%) e Oeste (8%).

Outros dados

Os matemáticos também classificam outros dados além das probabilidades. Na classificação simplificada das 10 últimas rodadas, o CRB aparece com a oitava melhor campanha.

Com relação à campanha como mandante, as derrotas em casa pesaram para o CRB estar em dificuldades para subir. O Galo tem a 13ª melhor campanha em casa, com oito vitórias, dois empates e oito derrotas, 25 gols marcados e 24 sofridos.

Como visitante, o aproveitamento é dos melhores. O time alagoano só não tem melhor desempenho do que o Vila Nova. São oito vitórias, cinco empates e cinco derrotas, com 29 gols marcados e 29 sofridos.

A queda do CRB ocorreu no segundo turno, já que o clube foi o terceiro colocado no primeiro turno. O desempenho na segunda metade da Série B é apenas o 12ª melhor.

Uma estatística que mostra os altos e baixos do clube alagoano é a questão dos gols marcados e sofridos. Com 54 gols feitos, o ataque do CRB só não é melhor do que o do campeão. Os gols sofridos, por outro lado, colocam a defesa alvirrubra como a segunda pior, apenas à frente do lanterna, Sampaio Corrêa.