Entretenimento

História real do palhaço assassino que inspirou filme Telefone Preto

O filme de terror Telefone Preto 2 estreou nos cinemas e traz a sequência de terror sobre o palhaço assassino

Por Vinícius Veloso com Cinema/Metrópoles 16/10/2025 14h12 - Atualizado em 16/10/2025 14h22
História real do palhaço assassino que inspirou filme Telefone Preto
John Wayne Gacy, o 'palhaço assassino' - Foto: Reprodução

O filme Telefone Preto 2 estreou nos cinemas nesta quinta-feira (16/10). A produção conta a história de Finney, homem que conseguiu escapar do cativeiro do Sequestrador, um serial killer que captura crianças e as tranca em seu porão para torturá-las.

A história do filme dirigido por Scott Derrickson é inspirada no conto Fantasmas do Século XX, de Joe Hill, no qual ele se baseou na história do palhaço assassino John Wayne Gacy, que ficou conhecido como o Sequestrador.

Na vida real, John Wayne Gacy fazia trabalhos voluntários em hospitais infantis como Pogo, o Palhaço. Em Chicago, nos Estados Unidos, ele sequestrou, estupro e assassinou pelo menos 33 jovens. Os crimes foram cometidos entre 1972 e 1978, quando ele confessou tudo e foi preso.

As vítimas eram estranguladas ou asfixiadas. Ele enterrou 26 corpos em um vão sob sua casa, e outros foram encontrados em canais de Chicago. O assassino foi condenado em 1980 pelos crimes cometidos e foi executado em 1994, com uma injeção letal, aos 52 anos.

No longa-metragem Telefone Preto 2, vale pontuar, o assassino é um mágico. A mudança foi realizada para não trazer confusões com outros personagens de filme de terror, como o palhaço de It: A Coisa.