Entretenimento

Realidade e ficção! Conheça a história real de Belle Gibson na minissérie 'Vinagre de Maçã'

Influenciadora australiana, Belle Gibson enganou milhares de pessoas com doença terminal

Por Felipe Gugelmin Valente com Tecmundo/USA Today/Sidney Morning Herald 10/02/2025 18h44 - Atualizado em 10/02/2025 19h10
Realidade e ficção! Conheça a história real de Belle Gibson na minissérie 'Vinagre de Maçã'
'Vinagre de Maçã', minissérie em alta na Netflix - Foto: Divulgação/Netflix

Disponível no catálogo da Netflix desde o dia 6 de fevereiro, Vinagre de Maçã é descrita pelo streaming como “uma história meio que verdadeira, baseada em uma mentira”. Ela segue a vida de Belle Gibson (Kaitlyn Dever), uma influencer do mundo real que fez fama e dinheiro promovendo dietas especiais para tratar de um câncer que nunca teve.

Misturando fatos com elementos fictícios, a produção acompanha a protagonista conforme sua fama e dinheiro crescem. Ao mesmo tempo, ela revela que Gibson, mesmo desmascarada como uma mentirosa, não se arrepende em nada de seus atos e está disposta a continuar enganando os outros, caso isso se mostre vantajoso.

O que é verdade e mentira em Vinagre de Maçã?

Milla Blake é uma figura fictícia (inspirada em alguém real)




Durante sua ascensão como uma influencer que promove métodos de tratamento alternativos contra o câncer, a protagonista de Vinagre de Maçã estabelece uma amizade e parceria com Milla Blake, interpretada por Alycia Debnam-Carey. Embora ela seja uma figura criada pela série, sua história é bastante inspirada em uma figura real.

Lutando contra um câncer desde 2008, Jessica Ainscough afirmou ter conseguido fazer a doença entrar em remissão adotando uma dieta radical. Apesar de ter conquistado fama e muitos seguidores recomendando seu método de alimentação saudável, ela acabou falecendo no começo de 2015.


A máquina suspeita provavelmente não existe

Em um dos momentos mais bizarros da série, a protagonista passa por uma máquina que supostamente indica que ela está doente e com partes de seu DNA danificadas. Enquanto a Gibson verdadeira afirmou ao programa 60 Minutes ter passado por um procedimento semelhante e que teria detectado tumores em seu cérebro, não há evidências substanciais de que isso é algo que realmente aconteceu.


A influencer realmente foi investigada por jornalistas

Assim como acontece em Vinagre de Maçã, a verdade por trás dos atos de Gibson foi exposta publicamente por dois jornalistas. Na vida real, os repórteres Nick Toscano e Beau Donelly usaram as páginas do The Sydney Morning Herald para revelar que a influencer nunca havia feito nenhuma das doações às entidades com as quais dizia ter alguma ligação.

Da mesma forma, a campanha que a personagem da série faz para ajudar o jovem Hunter, que nunca recebeu o dinheiro, é inspirada em algo que realmente aconteceu. Toscano e Donelly expuseram que a influencer arrecadou dinheiro para ajudar a tratar o jovem Joshua Schwarz, de 5 anos de idade — mas fez isso sem o conhecimento de sua família, que nunca recebeu um centavo das doações.

A cena do funeral é real

Uma das cenas mais marcantes da série da Netflix acontece quando Gibson invade o funeral de Milla, chorando descontroladamente e incomodando as outras pessoas presentes. Esse evento é inspirado pelas cenas que o mundo testemunhou durante a cerimônia de despedida de Jessica Ainscough, na qual a influencer real apareceu para “provar que estava mais triste do que qualquer outra pessoa”, nas palavras dos jornalistas que revelaram o caso ao mundo.

Segundo o Sidney Morning Herald, a situação se tornou mais bizarra porque, na vida real, Ainscough e Gibson nunca foram amigas de verdade. Embora andassem pelos mesmos círculos sociais, relatos de amigos e familiares indicam que a influencer falecida sempre desconfiou da sinceridade de sua colega de profissão, a quem considerava excessivamente chamativa.