Entretenimento

Bloco Siri Mole completa 27 anos agitando o último dia de carnaval na praia do Francês

O organizador do bloco é o carnavalesco e artista plástico, Ovídio Gurgel

Por Claudio Bulgarelli 03/02/2025 13h43
Bloco Siri Mole completa 27 anos agitando o último dia de carnaval na praia do Francês
Bloco sai na terça-feira de carnaval - Foto: Divulgação

Na praia do Francês o bloco carnavalesco “Siri Mole”, que há 27 anos vem contagiando o carnaval da região, é o único bloco de Alagoas onde os foliões não vestem abada, e sim a tradicional fantasia, que incorpora a essência do verdadeiro carnaval. O organizador do bloco, o carnavalesco e artista plástico, Ovídio Gurgel, destaca que é importante os foliões estarem fantasiados, pois passam a viver o verdadeiro espírito do carnaval. Mas, não tiver fantasia pode participar, “o bloco é aberto a todos os públicos”.
Ovídio que também é artista plástico, conta que, ainda criança, o Carnaval entrou na sua vida. “Sou do Rio Grande do Norte e desde muito pequeno já curtia o carnaval. Quando entrei na faculdade passei a viver a festa intensamente – sempre me programava para ir a Olinda com um grupo de amigos. Essa era a minha rotina no período’’.
O carnavalesco afirma que a festa além de tradicional é importante porque movimenta a economia municipal, estadual e nacional. “É uma festa democrática que não separa raça, religião, classe social e nem mesmo idade. Se tornou uma indústria e isso faz girar a economia, pois desde o pequeno comerciante até o empresário dono de redes de hotéis lucram. Especificamente em Alagoas, no período, muitos turistas chegam para curtir os festejos como as prévias que são famosas e as festas em cidades do litoral e várias outras cidades’’, pontua.
Ovídeo também afirma que por ser uma festa democrática e popular, a atualidade fez o público aumentar. “Com as mudanças atuais, o Carnaval passou a ser ainda mais democrático em todas as regiões. Além dos tradicionais blocos de rua e os famosos trios que puxam as multidões, têm os shows em palcos com vários estilos de musicais. Ou seja, a festa é para todos os gostos e público’’.
Organizador do bloco Siri Mole há 27 anos, o mais conhecido de Marechal Deodoro, ele conta que por ser apaixonado pelo Carnaval tradicional, ele sempre escolhe Olinda como destino. “Vou para Olinda no sábado de Zé Pereira e retorno para Alagoas na Terça-feira, dia que o Siri Mole sai nas ruas do Francês´´.