Entretenimento

Disney é acusada de plágio por ‘Moana 2’ e animador pede indenização bilionária

Animador volta a processar Disney após perder ação que moveu contra primeiro filme

Por Gabriel Avila com jovem Nerd/THR 14/01/2025 18h18 - Atualizado em 14/01/2025 18h28
Disney é acusada de plágio por ‘Moana 2’ e animador pede indenização bilionária
Moana 2 é acusado de plágio nos EUA - Foto: Divulgação

O animador Buck Woodall está processando a Disney por Moana 2 (2024). O processo acusa o filme de copiar ideias de um roteiro que ele escreveu.

Segundo o The Hollywood Reporter, Buck Woodall enviou o roteiro e o trailer de uma animação chamada Bucky à produtora Mandeville Films, que na época tinha acordo de prioridade com a Disney. O projeto não foi para frente na época e, anos depois, Woodall viu semelhanças entre seu texto e Moana: Um Mar de Aventuras (2016).

As histórias de Bucky e Moana são protagonizadas por jovens que moram em uma vila polinésia e desafiam os próprios pais para embarcar em uma jornada para salvar os próprios lares. Mesmo com as semelhanças, o tribunal julgou em novembro de 2024 que ele demorou muito para processar e que, portanto, a Disney não lhe devia nada.

Agora, Brian Woodall tenta novamente por acreditar que Moana 2 também traz semelhanças com Bucky. Ele cita que ambos os protagonistas buscam por uma ilha ancestral em uma missão para quebrar uma maldição, além de elementos visuais, como um “portal oceânico em forma de redemoinho” que estavam presentes no material criado por ele.

No novo processo, Woodall quer uma compensação referente a 2,5% da bilheteria dos filmes de Moana ou US$ 10 bilhões (aproximadamente R$ 61 bilhões, na cotação de 11 de janeiro).

A ação ainda não tem data para ir a julgamento.

Moana 2 segue em cartaz nos cinemas do Brasil. O primeiro filme está disponível para streaming no Disney+.