Entretenimento

Dexter Morgan foi inspirado em um serial killer real?

Dexter é um dos seriados mais aclamados da TV

Por Diego Borges com Tecmundo 16/07/2024 18h08
Dexter Morgan foi inspirado em um serial killer real?
Dexter é uma série baseada em histórias reais? - Foto: Reprodução

Dexter é um dos seriados mais aclamados da TV. A série contou com oito temporadas originais, lançadas entre 2006 e 2013, e uma última, intitulada New Blood, que foi ao ar em 2021. E o que muitos se perguntam até hoje é em que fatos reais a obra se inspirou para criar a sua trama.

A verdade é que, embora os personagens sejam todos fictícios, ainda sim há alguns elementos de verdade que serviram de inspiração para o seriado. Sendo assim, hoje o Minha Série mostra o que de fato inspirou a criação de Dexter. Confira!

Dexter Morgan foi inspirado em um serial killer real?

A resposta é não! O seriado Dexter teve como única inspiração o livro, de mesmo nome, escrito por Jeff Lindsay, pseudónimo do dramaturgo e romancista americano Jeffry P. Freundlich. O primeiro título foi lançado em 2004, dois anos antes da primeira temporada da série ir ao ar.

Curiosamente, os últimos livros foram lançados depois das últimas temporadas da série, culminando até mesmo em um caminho completamente diferente. Além disso, muitos personagens importantes do seriado são apenas coadjuvantes nas obras literárias, como Angel, Masuka e, principalmente, sua esposa Rita.

Além disso, o final de Dexter nos livros é bem diferente do que aconteceu no seriado original. Entretanto, ele também foi um tanto decepcionante, já que o personagem morre depois de não resistir a uma explosão.

Quais casos criminais reais inspiraram Dexter?

Embora seu autor nunca tenha declarado oficialmente que se inspirou em algum caso real, há um que chama bastante atenção: o do ex-policial de Miami, Manuel ''Manny'' Pardo. Ele foi preso, e posteriormente condenado à morte, por ter confessado o assassinato de pelo menos nove traficantes que atuavam no sul da Flórida, nos Estados Unidos.

Em 2012, Pardo foi executado, e desde então muitos alegam que ele foi a real inspiração para a série. O principal motivo era a forma com que ele executava suas vítimas, se aproximando e adquirindo a confiança delas, para então depois cometer os crimes.


A série Dexter tem casos inspirados em fatos reais?

Dexter: New Blood foi lançado em 2021, 8 anos depois da última temporada do seriado original, como uma forma de "reparar" o fim tão criticado por seus espectadores. E junto com ela, há um episódio específico que é inspirado em um fato real, algo que não aconteceu nas primeiras oito temporadas.

Ele acontece no episódio seis de New Blood, onde Dexter conhece o personagem Kurt Caldwell. Ele por sua vez é inspirado em Butcher Baker, também conhecido como Robert Hansen que, entre 1980 e 1983 matou entre 17 e 21 mulheres perto de Anchorage no Alasca. Justamente em uma região similar onde se passa a temporada.

A grande diferença é que o personagem Kurt Caldwell não comete seus crimes por motivos sexuais, motivo principal para Butcher Baker fazer suas vítimas. Já Caldwell por sua vez tem o costume de embalsamar suas vítimas, o que Baker nunca fez em seus assassinatos.

Dexter: Original Sin será inspirada em fatos reais?

Dexter: Original Sin, o spin-off da série, será lançado em 2025. Ambientado em 1991, ele mostrará o personagem em sua transição de um simples estudante, para um assassino em série. Além disso, ela também mostrará como era o convívio do personagem com seu pai, e sua irmã Debra Morgan.

Vale lembrar que, no seriado original, muitas dessas cenas eram relembradas, em formato de flashes, ao longo dos capítulos. E diferente das primeiras temporadas da série que, como dito anteriormente, foi inspirada em um livro, Dexter: Original Sin será totalmente original.

Entretanto, pode ser que, assim como em New Blood, ela tenha alguns capítulos, ou até mesmo personagens, inspirados em pessoas ou fatos reais. Vale lembrar que, os anos 90, foram um dos períodos que mais surgiram serial killers na história dos Estados Unidos. Sendo assim, inspiração é o que não falta para a nova série de Dexter.