Entretenimento
Artistas alagoanos brilham no Festival Cena Nordeste em Maceió
Alagoas foi o anfitrião da segunda edição do projeto, que passará por todas os estados nordestinos
O Festival Cena Nordeste reuniu em Maceió, capital alagoana, manifestações culturais dos nove estados nordestinos para um intercâmbio artístico-cultural, no Centro de Inovação, localizado no bairro Jaraguá. Com uma programação totalmente gratuita para o público local, o evento celebrou as linguagens artísticas de arte urbana, audiovisual, circo, cultura popular, dança, forró, música e teatro.
A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas, Mellina Freitas, comemorou o sucesso do evento. "Estamos muito satisfeitos com a entrega do Festival Cena Nordeste aqui em Alagoas. A iniciativa promoveu um intercâmbio cultural que fortalece os laços da cultura nordestina de uma forma única," destacou.
Os artistas alagoanos foram um dos grandes destaques do evento, mostrando todo o talento, trabalho e a criatividade que caracterizam a cultura do estado, com performances das bandas Tequilla Bomb, Vibrações, Coretfal, Favela Soul Battle convida Batalha Marginal, projeto Djavaniano e o artesanato do Alagoas Feita à Mão.
“O evento não só celebrou a diversidade cultural do Nordeste, mas também ofereceu uma plataforma importante para os artistas da região compartilharem suas obras e se conectarem com novos públicos”, disse o secretário de Políticas Culturais e Economia Criativa da Secult, Milton Muniz.
Wilson Santos, músico reconhecido por suas raízes na cultura afro-brasileira, expressou seu apoio a continuidade do Cena Nordeste. “Pelo fortalecimento do Cena Nordeste. Precisamos fortalecer e ampliar ações como essas, o Nordeste precisa conhecer o Nordeste.”
O vocalista da banda Favela Soul, Mc Tribo, compartilhou sua gratidão ao participar do festival. “Pra gente, foi uma satisfação imensa fazer parte desse festival trazendo o movimento Hip Hop presente”, falou.
O Festival
Em sua primeira edição, o Festival Cena Nordeste é um evento que reúne artistas e coletivos culturais dos nove estados do Nordeste do Brasil. O projeto tem como objetivo promover a diversidade cultural da região, incentivar o intercâmbio artístico e proporcionar ao público uma rica programação de atividades culturais.
Em Alagoas, a iniciativa é uma realização do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), em parceria com o Consórcio Nordeste, e apoio das secretarias de cultura dos estados nordestinos.
Sobre as atrações alagoanas
Djavaniano
Djavaniano é uma celebração musical que vai além de um concerto, homenageando profundamente as contribuições de Djavan à música brasileira. O evento, cujo nome mistura "Djavan" e "devaneio", convida o público a mergulhar em um mundo mágico e encantador, criado pela música de Djavan. Com performances de artistas talentosos de Alagoas como Arielly Oliveira, Jonathan Silva, Ahron Saem, Allan Costa e Myrna Araújo, cada interpretação oferece uma homenagem única ao legado artístico de Djavan. Esta experiência promete transportar os ouvintes por uma jornada inesquecível, cheia de imaginação, emoção e beleza, destacando a profundidade e sensibilidade das obras do artista.
Grupo Transart
Fundado por Rogers Ayres, conhecido como "Professor Rogers", o grupo Balé Folclórico de Alagoas, conhecido popularmente como grupo Transart, apresenta shows criativos dando ênfase aos elementos dos folguedos e danças do folclore alagoano. Com muita alegria e cultura, em cada performance o grupo apresenta elementos dos folguedos e danças do ciclo natalino como Marujada, Pastoril, Maracatu, Reisado, Bumba-Meu-Boi, Baianas, Coco de Roda, Cavalhadas e o ciclo junino.
Espaço Alagoas Feita à Mão
Programa do Governo de Alagoas que dedica a promoção e preservação das técnicas utilizadas na produção do artesanato alagoano, enfatizando a identidade cultural e artística do estado. O espaço reúne toda a autenticidade, ancestralidade, memórias e arte do povo alagoano. Cada peça apresenta a técnica artesanal e o dom de cada artesão e artesã que dedica todo o seu tempo para expressar o seu conhecimento nas peças regionais que são produzidas.
Tequilla Bomb
Tequilla Bomb é um trio de música eletrônica com influências em ritmos jamaicanos e caribenhos de Maceió, formado em 2011. O grupo lançou o EP "Bomb Style" (2013), o CD "Seja Luz" (2014), o CD "Sistema de Som, Denúncia e Elevação Espiritual" (2018) e o EP "Quebra" (2021).
Banda Vibrações
De Maceió, Alagoas, formada em 1998. Com mais de 20 anos de estrada, a banda busca compor sua identidade a partir da junção do reggae original jamaicano com o hibridismo do cenário musical brasileiro, trazendo letras que convidam a mente a refletir e elevar-se.
Favela Soul Battle convida Batalha Marginal
"Favela Soul Battle" é o mais novo espetáculo da banda Favela Soul, que mistura funk, rap e rock de forma única, com fortes raízes na cultura Hip Hop. O show não apenas apresenta as canções mais icônicas da banda, mas também inclui uma empolgante batalha de rima, com a participação de quatro MCs talentosos, selecionados pela batalha convidada, nesse caso a batalha marginal e que se enfrentam acompanhados pela banda ao vivo.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Consciência Negra
Jorge Aragão anima noite de sexta no Vamos Subir a Serra na Orla de Maceió
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5Serviço
Veja relação do que abre e fecha no Feriado da Proclamação da República em Alagoas