Entretenimento
Novela 'Cara e Coragem' ganha novo autor: Veja cinco fiascos que a Globo precisou intervir
Relembre outros casos parecidos em que os chefões resolveram assumir as rédeas para evitar que algo pior acontecesse
Com a ascensão dos streamings, tem se tornado cada vez mais comum os fiascos de produções na TV aberta. Raramente, como está sendo o caso do remake de Pantanal, um folhetim alcança o sucesso. Ainda assim, não chega a alcançar os números de antes.
No entanto, apesar de alguns casos registrarem uma queda na aceitação, não há uma rejeição como Cara e Coragem vem registrando. A sorte da novela está no fato de que ela está sendo exibida entre dois carros-chefes do horário nobre: o telejornal local e o Jornal Nacional.
Caso contrário, a situação estaria muito pior. Ainda assim, conforme noticiou o colunista Gabriel Vaquer recentemente, um a cada dez telespectadores estão trocando de canal quando a novela das sete entra no ar.
Para dar um jeito na situação delicada, a Globo interviu e convocou um reforço. Wendell Bendelack passa a integrar a equipe da autora principal Claudia Souto. O escritor trabalhou com ela em Pega Pega (2017) e é casado com o ator Rodrigo Fagundes, que faz parte do elenco de Cara e Coragem.
Com a intervenção promovida pela Globo na atual novela das sete, relembre outros casos parecidos em que os chefões resolveram assumir as rédeas para evitar que algo pior acontecesse:
Deus Salve o Rei
Os primeiros capítulos de Deus Salve o Rei (2018) expulsaram o público fiel de Pega Pega, antecessora da faixa. A novela chegou a bater vários recordes negativos, em meio as críticas de que o enredo era muito rebuscado e a novela era muito séria para uma faixa tradicionalmente cômica.
Afonso (Romulo Estrela) e Amália (Marina Ruy Barbosa) em Deus Salve o Rei (Foto: Divulgação: Artur Meninea)Foi então que os núcleos de humor passaram a ganhar maior destaque, com a presença de Tatá Werneck tendo aumentado consideravelmente. Chegou-se a noticiar que 12 capítulos foram reescritos, a mando de Ricardo Linhares. O autor foi convocado para supervisionar os textos de Daniel Adjafre.
Esperança
Pensada originalmente como uma continuação de Terra Nostra (1999), Esperança foi ao ar em 2002 e trata-se de um dos únicos fiascos do consagrado autor Benedito Ruy Barbosa. Ele teria adoecido com as críticas negativas direcionadas à novela.
Bastidores de Esperança, na Globo (Foto: Divulgação)Quando chegou ao 149° capítulo, os problemas começaram a aflorarem em um ponto crítico, com Benedito passando a entregar os capítulos às vésperas das gravações. A Globo sugeriu colocar alguém para ajudá-lo e Benedito Ruy Barbosa se recusou a dividir a autoria. Com o impasse, a emissora carioca o-retirou da novela e colocou Walcyr Carrasco e Thelma Guedes no lugar.
As Três Marias
Exibida em 1981 na faixa das seis, As Três Marias é inspirada em uma obra da escritora Rachel de Queiroz. A novela foi originalmente criada por Wilson Rocha, que teve uma briga forte nos bastidores com o diretor Herval Rossano. Ao mesmo tempo, a trama estava sofrendo com a baixa audiência.
Protagonistas de As Três Marias, na Globo (Foto: Divulgação)O desentendimento foi parar no RH e o autor teria decretado que ele só permaneceria caso o diretor saísse. Sem solução, a resolução do imbróglio ocorreu com a saída de Rocha. Walther Negrão o-substituiu e teve a sorte de obter êxito com sua missão de salvar a novela.
Bang Bang
Os mais beatos costumam dizer que causa azar insistir naquilo que está dando errado por repetidas vezes. Porém, ao desconsiderar este dito popular, a Globo caiu em uma das maiores ciladas de sua história. Bang Bang (2005) foi criada na década de 80 e as emissoras de TV desistiram da novela em várias ocasiões.
Fernanda Lima estrelava Bang Bang (Foto: Divulgação)Quando finalmente foi concebida, aconteceu uma maré de problemas em Bang Bang. O autor Mario Prata não conseguiu conduzir a novela e a Globo o-retirou às pressas. A justificativa dada foi um grave problema de saúde. Carlos Lombardi o-substituiu, mas não obteve êxito em sua missão.
A Lei do Amor
Conhecida por ter sido a última novela de José Mayer antes do turbilhão de polêmicas envolvendo as acusações de assédio sexual, A Lei do Amor (2017) ficou marcada pela falta de audiência. Apesar do elenco de peso e uma boa história, não caiu no gosto do público.
A Lei do Amor foi ao ar na Globo entre 2016 e 2017 (Foto: Divulgação/Globo)Na época em que foi exibida, a novela teve o segundo pior desempenho da faixa das nove e os recordes negativos eram comuns. Foi assim que, novamente, Ricardo Linhares esteve sendo convocado para salvar uma novela. Ele passou a revisar os textos de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Consciência Negra
Jorge Aragão anima noite de sexta no Vamos Subir a Serra na Orla de Maceió
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5Serviço
Veja relação do que abre e fecha no Feriado da Proclamação da República em Alagoas