Entretenimento

De destaque a fantasma: entenda a trajetória de Juma em Pantanal

Nem o bom trabalho de Alanis Guillen conseguiu salvar o personagem, considerado um dos mais chatos da trama

Por Ranyelle Andrade com Televisão/Metrópoles 19/08/2022 15h17
De destaque a fantasma: entenda a trajetória de Juma em Pantanal
De destaque a fantasma: entenda a trajetória de Juma em Pantanal - Foto: Reprodução/TV Globo

Quando Alanis Guillen foi escolhida por Bruno Luperi para interpretar Juma Marruá, papel de Cristiana Oliveira na versão original, muita gente torceu o nariz para a falta de experiência da atriz, que estreou em 2019 em Malhação. Com pouco mais de dois meses para o capítulo final da trama, Alanis provou seu talento em cena mas não conseguiu salvar o personagem, considerado um dos mais chatos da trama por parte do público.

Alanis brilhou no papel, entregou cenas emocionantes e fez jus à confiança dos diretores da novela, mas a despeito dos memes que a personagem rendeu, os textos repetitivos e a personalidade sempre inflexível decepcionaram os noveleiros. Nem mesmo a química surpreendente com Jove (Jesuíta Barbosa) conseguiu empolgar.

Por outro lado, núcleos que, em tese, seriam secundários, como o de Tenório (Murilo Benício) e Bruaca (Izabel Teixeira) e Irma (Camila Morgado) e Trindade (Gabriel Sater), conquistaram o público pelo conjunto de boas atuações e reviravoltas na obra. O sucesso dos coadjuvantes é tanto que a menina-onça chegou a desaparecer dos episódios mais recentes de Pantanal.

Além de pouco tempo na telinha na últimas semanas, após decidir voltar para sua tapera e se distanciar do núcleo da fazenda, Juma chegou a ficar episódios inteiros de fora, como nos dias 11 e 15 de agosto.

Resta saber se as reviravoltas dos próximos capítulos, que incluem o embate da personagem com o vilão, Tenório, e o nascimento de seu bebê, reservam momentos melhores para a personagem e sua intérprete.