Entretenimento

Por que o Velho do Rio não aparece para José Leôncio em 'Pantanal': entenda o mistério

Entidade guarda explicação até os últimos capítulos na versão original da novela e surpreende com revelação bombástica

Por Tatiana Leonel com Vix 15/06/2022 16h02
Por que o Velho do Rio não aparece para José Leôncio em 'Pantanal': entenda o mistério
Por que o Velho do Rio não aparece para Zé Leôncio em 'Pantanal' - Foto: Reprodução/TV Globo

Um dos maiores mistérios de "Pantanal" envolve o Velho do Rio (Osmar Prado) e José Leôncio (Marcos Palmeira). O homem místico aparece para vários personagens ao longo da trama, inclusive os próprios netos, mas nunca procurou pelo filho, o que fez o público se questionar: qual é o motivo? Na trama original de 1990, isso só foi resolvido no final.

Por que o Velho do Rio não aparece para Zé Leôncio em "Pantanal"

Por mais que todo mundo fale sobre o Velho do Rio para Zé Leôncio, o fazendeiro fica desconfiado de que se trate do seu pai, Joventino, desaparecido há muitos anos atrás, mas nunca consegue, de fato, matar a curiosidade.

Como já adiantamos, o mistério só se resolveu no fim em 1990 e tudo indica que deve acontecer da mesma forma na adaptação de Bruno Luperi, que procura se manter fiel ao que foi escrito pelo avô, Benedito Ruy Barbosa.

Lá na versão original, Zé Leôncio casa com Filó (interpretada por Dira Paes no remake) nos últimos capítulos, mas morre durante a lua de mel, quando tem uma visão com o pai que assumiu a identidade do Velho do Rio.

Nesse reencontro emocionante, na beira do rio, o Velho esclarece por que nunca apareceu para o filho e surpreende: "Porque você nunca acreditou". "Eu nunca acreditei", concorda o fazendeiro, ouvindo do pai que a fé era fundamental.

Joventino também revela como se tornou o "Velho do Rio" e passa o posto oficialmente para o herdeiro: "Eu caí do cavalo naquela luta com o marruá, e a boca de sapo me pegou no pescoço. Ali eu tava morto".

Deixando claro que Zé Leôncio deve continuar o seu legado nas terras do Pantanal, o Velho do Rio explica: "Estava escrito, filho. Nossas histórias também não terminam aqui. Tem seus filhos, seus netos…".

"Tem que cuidar deles, que nem eu cuidei de ocê. Agora tô cansado dessa vida. Chegou minha hora de descansar. Até um dia, filho! Cuida bem da tua comitiva!".