Entretenimento

De mal a pior! 'No Limite' não emplaca na semana de estreia e afunda audiência da Globo

Apesar de o desempenho dos apresentadores Fernando Fernandes e Ana Clara receber elogios, formato do reality show mostra desgaste

Por Raquel Martins Ribeiro com Televisão/Metrópoles 10/05/2022 16h09 - Atualizado em 10/05/2022 16h22
De mal a pior! 'No Limite' não emplaca na semana de estreia e afunda audiência da Globo
No Limite não emplaca na semana de estreia e afunda audiência da Globo - Foto: Reprodução/TV Globo

A nova temporada de No Limite começou na última terça-feira (3/5) sob promessas de novidades e alta expectativa da Globo. Com elenco formado por 24 pessoas anônimas, contudo, o reality show vem amargando a pior audiência da história do programa.

Mesmo com Pantanal entregando 29,9 pontos, de acordo com dados da Kantar Ibope, a estreia da atração não segurou as pontas e registrou média 17,3 pontos na Grande São Paulo. Desempenho inferior ao da reprise de O Clone, no Vale a Pena Ver de Novo, que marcou 17,9 de média no mesmo dia. No ano passado, a primeira edição com ex-BBBs conseguiu 21,4 pontos, segundo levantamento do Notícias da TV, o que representa uma queda de 19%.

Apesar de os apresentadores Fernando Fernandes e Ana Clara receberem elogios de críticos de TV e internautas, o formato da competição mostra desgaste com o público. Isso porque o programa seguiu afundando a audiência geral da programação da emissora carioca ao longo da semana.

A Eliminação

Exibido nesse domingo (8/5), o No Limite — A Eliminação também fracassou na métrica do interesse popular. O episódio comandado por Ana Clara teve média de 12,2 pontos e afugentou 39% da audiência deixada pelo Fantástico (20,1), em menos de uma hora. Se comparado aos quatro últimos domingos do BBB22, a queda chega a 43%.

A rejeição também prejudicou outros programas clássicos do canal dos Marinho. Com 8,5 pontos, o Domingo Maior também perdeu 17% da audiência na comparação com o domingo anterior, quando entrou no ar após o Fantástico e somou 10,3 de média.


Formato batido

Desde os anos 2000, quando foi apresentada a primeira edição do No Limite, a disputa de resistência na natureza não sofreu nenhuma inovação em seu formato. Das provas à eliminação dos participantes, nada mudou. A falta de novidade e, em especial, da interação do público, podem ser ingredientes do mal resultado. Na era digital, conquista o público os realities que dão ao telespectador poder de interferir no jogo. Apelo esquecido pelos diretores de No Limite.