Entretenimento
Semarh beneficia sertanejos de Cacimbinhas com a entrega de sistema de dessalinização
Com investimento de aproximadamente R$ 200 mil reais, mais de 300 pessoas terão acesso à água potável e de qualidade

A região do Sertão sofre com grandes períodos de estiagem e com temperaturas elevadas por boa parte do ano. Essas características fazem com que a região tenha um abastecimento de água deficiente. E o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, vêm trabalhando para amenizar o sofrimento das famílias que moram nesses locais, levando programas que facilitam o acesso aos recursos hídricos.
Como é o caso do Programa Água Doce (PAD), que em parceria com o Governo Federal, atende os municípios do Sertão e Agreste alagoano. O PAD instala sistemas de dessalinização que filtram a água salinizada, transformando 40% dos recursos hídricos em potáveis.
O mais recente município a ser beneficiado foi Cacimbinhas, onde na última sexta-feira (24), o secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Fernando Pereira, fez a entrega de mais um sistema de dessalinização na comunidade Lagoa da Bezerra, e 300 pessoas foram beneficiadas com o novo equipamento.
Uma dessas pessoas foi Janieide Brito da Silva, de 34 anos, mãe de três filhas e moradora da região desde que nasceu. Ela falou como era o uso da água antes do PAD chegar à comunidade. “A gente utilizava a água das barragens quando chovia, ou quando a Defesa Civil abastecia as cisternas, uma vez por semana. Agora com o Sistema, nossa qualidade de vida melhorou 100%”.
O secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Fernando Pereira, também destacou a importância da entrega de uma água tratada e pronta para consumo em uma região com bastante escassez hídrica. “É motivo de muita alegria essa conquista de fazer a entrega de mais um sistema para uma população que tanto precisa. Com a água tratada e de qualidade, as pessoas não precisam ficar a espera de carros-pipas, ou andando grandes distâncias em busca de água de açudes. Agora, está à disposição uma água de ótima qualidade, que vai abastecer todas essas famílias”, destacou Pereira.
Também moradora da região, Dona Floraci Di Pastora, de 53 anos e que cedeu o terreno pra construção do Sistema, conta às dificuldades que passou com a família com o consumo de água de má qualidade antes do PAD. “Antigamente a coisa era feia, tínhamos que andar muito para buscar água. Já cheguei a cozinhar feijão com água do riacho, era difícil. Mas hoje tem água pra beber, dar para os bichos e tá muito melhor. Agora mudou.”
PROGRAMA ÁGUA DOCE
Apenas em 2019, o Governo de Alagoas levou o programa para 30 municípios, beneficiando mais de 9.200 famílias no Semiárido e Sertão. Agora, com as metas atingidas desta primeira etapa, o próximo passo é a expansão do Programa, que leva o acesso à água potável a locais escassos e de difícil acesso.
Mais lidas
-
1Copa do Brasil
CRB inicia venda de ingressos para partida em Maceió contra o Santos
-
2Morte fetal tardia
Médicos explicam perda de bebê da apresentadora Tati Machado em final de gestação
-
3Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
4Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
5Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo