Entretenimento

Game of Thrones: cientista usa inteligência artificial para prever morte de personagens

Se ele estiver certo, Daenerys vai bater as botas em breve

Por R7 26/07/2017 17h59
Game of Thrones: cientista usa inteligência artificial para prever morte de personagens
Reprodução - Foto: Assessoria

Se você curte o seriado Game of Thrones sabe que os protagonistas nunca estão livres da morte. Para prever qual vai ser o próximo personagem a bater as botas na história, um cientista da computação criou um modelo e teve ajuda de inteligência artificial para cravar que Daenerys tem chances de ser a "próxima vítima" do seriado.

Cientista da Universidade da Europa Central, Milan Janosov usou um campo da ciência da computação chamado de machine learning - na qual uma inteligência artificial é capaz de aprender com base nos dados que não foram programados.

O cientista quantificou a importância social de cada personagem e criou um algoritmo com os números. Ele criou uma rede do sistema social do reino que é mostrado no seriado e apontou quantas vezes cada personagem interage com o outro. Esses dados ilustram qual personagem tem ligações mais fortes com outros.

Se você acompanha o seriado, sabe que Starks e Lannisters polarizam as alianças e traições na história. Depois de calcular os personagens mais importantes, Janosov também relacionou cada personagem com sua "chance de sobrevivência". De 94 personagens considerados, 63 já morreram - mostrando informações sobre a posição social e o nível de importância de cada uma das baixas.

Isso permitiu que o cientista calculasse o destino dos personagens, como ele descreveu em seu estudo:

— Com base nesse conhecimento, nós podemos formar um palpite de quem vai morrer no futuro da seguinte forma: qual dessas pessoas que ainda estão vivas tem características similares aos personagens que já morreram?

Depois de tanto trabalho, o algoritmo respondeu que Daenerys (nascida da tormenta, a não-queimada, mãe de dragões e tudo mais) tem 91% de chance de acabar batendo as botas no seriado. Verme Cinzento, um dos soldados mais habilidosos de Danny também tem uma grande chance (90%) de entrar para as estatísticas de mortes em Westeros.

A boa notícia para alguns fãs da produção da GBO é que Jorah Mormont tem baixíssimas chances de morte (apenas 5%), mesma percentagem de Theon Greyjoy. Outros personagens "fora de perigo": Cersei Lannister e Sam Tarly (35%), Jon Snow "de novo" (45%), Tyrion Lannister (52%), Sansa (59%), Bran Stark (64%).

Arya Stark (84%), Sandor Clegane (83%) e Brienne (81%) e Jaime Lannister (67%) já não estão assim tão seguros...

Você pode conferir mais sobre o estudo no site da Universidade da Europa Central.